Como conservar o doce de abóbora?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Outra alternativa para criar vácuo e conservar o doce mais tempo é colocar os frascos numa panela, e encher com água quente até cerca de metade da altura dos frascos. Depois é ferver 15 minutos e deixar os frascos arrefecer na água antes de os retirar e limpar.

Veja como conservar doces caseiros para garantir sua qualidade!

  1. Utilize ingredientes frescos. Quanto mais fresco forem os ingredientes, melhor será a validade de seu doce, principalmente as frutas. ...
  2. Higienize os utensílios. ...
  3. Aposte em compotas. ...
  4. Embale corretamente. ...
  5. Verifique a validade de cada tipo de doce.

O doce de abóbora caseiro deve ser armazenado por 7 dias sob refrigeração, em recipiente fechado, e de preferência de vidro. Ele também pode ser congelado por aproximadamente 30 dias.

Lembre que ao ser uma receita caseira sem conservantes e sem produtos químicos, o tempo máximo de validade é de 2 meses aproximadamente; de todos os modos, é aconselhável prestar atenção tanto à aparência como ao seu cheiro antes de ingerir.

Experimente acrescentar uma pitada de sal
Na verdade, o sal já é usado em muitas sobremesas porque auxilia a acentuar os sabores dos demais ingredientes. Uma massa de bolo muito doce pode ser corrigida com sal, por exemplo, e dá para fazer receitas como caramelo salgado também.

Abóbora de pescoço ou seca: é a maior e mais fibrosa, ideal para doces. Abobora japonesa ou cabotia: com a casca escura, ela tem a polpa densa e macia. Ela fica bem assada, em caldos, sopas e massas. Abobrinha: de casca verde clara e mais macia por dentro, pode ser assada, cozida e refogada.

Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo. Deixe o pote de cabeça para baixo até esfriar e guarde-o.

Cremes e pastas: itens como doce de leite, manteiga de amendoim e creme de avelã, por exemplo, depois de abertos, devem ser refrigerados, pois, o ar favorece o surgimento de mofo.

Como conservar docinhos de festa fora da geladeira? Caso precise deixar seus brigadeiros fora da geladeira, evite a exposição ao sol direto e ao calor, e proteja os docinhos dentro de uma caixa, se possível térmica. Mantenha-os em local seco, longe da umidade, e fresco.

Assim que a abóbora estiver cozida, está pronta para ser congelada. Deixe esfriar e coloque-a em um recipiente fechado como um saco hermético. De seguida, coloque a abóbora no freezer e consuma quando quiser durante um ano!

Como congelar abóbora? – Para congelar uma abóbora crua em pedaços, descasque, retire as sementes (com uma colher) e corte a polpa em pedaços de 2 a 3 cm. Coloque os pedaços em sacos de congelação e tome cuidado para não colocar muitas em cada saco. Isso evitará que as peças se colem umas às outras.

Ácido Sórbico

Ácido Sórbico e derivados
É um conservante muito utilizado pela indústria de laticínios, carnes, produtos à base de peixe, pães e produtos de confeitaria. Muito bom no combate de bolores e leveduras, sendo mais eficiente em meio ácido.

Os doces e as conservas, produzidos com os cuidados necessários de higiene, poderão ter prazo de validade de 15 dias até 12 meses, como apresentado na Tabela 1.

Importante: A durabilidade desses docinhos é de 7 dias, mas quanto mais frescos melhor. Coloque os docinhos em caixas de papelão fechadas para que não ressequem.

A verdade é que você pode ficar tranquilo(a), pois a cal utilizado é o cal virgem de uso culinário, e ele tem uma função muito positiva nesse preparo: irá ajudar na absorção de cálcio do organismo e, ao mesmo tempo, deixar o doce mais crocante.

Abóbora assada ou cozida dura até 5 dias em geladeira. Crua, lavada e cortada não passa de 4 dias em geladeira.

- Armazenar os doces frios, em local fresco e seco, acondicionados em vasilhas baixas, largas, e bem fechadas, forrados e cobertos com papel impermeável.

As ocorrências aconteceram porque cucurbitáceas (família de plantas que inclui abóboras, abobrinha, pepino e melancias) podem conter cucurbitacinas tóxicas. Essa substância é a responsável pelo sabor amargo além do normal.

Consuma fibras e proteínas
“Isso evita a queda brusca de glicose, processo que desperta a compulsão por mais doces”, explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e esportiva de São Paulo. Maçã, ovos cozidos, pistache, grão-de-bico e vegetais são ótimas opções para consumir logo após a jacada.

A abóbora apresenta um baixo índice glicêmico, o que beneficia a saúde de pessoas portadores de diabetes. O consumo da fruta ajuda a produzir insulina e as suas sementes contêm ômega-3, que também são benéficas para os diabéticos.

Musquee de Provence
De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias.