Como conservar inhame depois de cortado?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Se você já descascou o alimento mas não vai cozinhar na mesma hora, vai precisar deixá-lo refrigerado, dentro de um recipiente com água. Esse é um truque para ganhar algumas horas, mas não mais que isso: o inhame pode estragar se passar mais de 1 dia nessa condição.

Dura até 5 dias.
Sim. Nunca congele o inhame cru.

40 minutos

Coloque em uma panela e cubra com água. Ponha 1 colher (chá) de sal para cada litro de água. 3. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até perceber que está macio ao espetá-lo com um garfo.

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia no controle da pressão e diminui o colesterol; Ajuda na boa digestão, na redução de cólicas e ainda elimina as toxinas do organismo; Aliado no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e manda a fome pra longe.

Benefícios do inhame
O inhame é um tubérculo conhecido por fornecer bastante energia para o organismo, sendo muito consumido por praticantes de atividade física, já que os carboidratos presentes nele ajudam a elevar a glicose no sangue de forma gradativa, estimulando a performance motora e a atividade cerebral.

Como consumir
Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos. É possível achar variedade de receitas: bolinho de queijo, creme de inhame com abóbora, iogurte, purê, maionese, e até sorvete de inhame com morango.

O inhame in natura, como vem do supermercado, não precisa ser conservado em geladeira. Se você já descascou o alimento mas não vai cozinhar na mesma hora, vai precisar deixá-lo refrigerado, dentro de um recipiente com água.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele. Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!

É possível que você já tenha ouvido falar que consumir inhame cru faz mal para a saúde. No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira - apenas o inhame taro (um tipo específico do tubérculo) pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia caso seja consumido cru e em excesso.

Além disso, é uma ótima fonte de diversas vitaminas do grupo B. Em geral, ele é consumido em purês, cremes, sopas, pães e bolos. Outra forma não convencional de prepará-lo é fazendo o chá da casca do inhame.

O cará é maior, mais comprido e tem a casca mais “peluda”.
É chamado de inhame nas regiões Norte e Nordeste do país. Já o inhame é menor, mais arredondado e conhecido também como taro.

Por falar em barriga, o cará vence no quesito fibras, que geram saciedade. “Elas ainda regulam a absorção de açúcar e colesterol“, diz Rachel. O inhame, por sua vez, tem mais que o dobro de potássio, mineral que breca a subida da pressão. Convém prestigiar a família e revezá-los à mesa.