Como conservar couve picada no congelador?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Para isso, basta enrolar duas folhas e cortá-las de forma fatiada; Por fim, coloque-as no saco para congelar; Para utilizar não precisa descongelar.

Depois corte as folhas na metade e armazene-as em sacos de congelamento; Coloque nas etiquetas a data do congelamento e cole nos sacos; Por fim, coloque toda a couve picada nos sacos para congelar; Para utilizar a couve, não precisa descongelar.

Para descongelar antes de usar, coloque a hortaliça em água fervente, espere retomar a fervura, diminua o fogo e cozinhe até o ponto. Se necessário, separe os pedaços com o auxílio de um garfo. Use a menor quantidade possível de água, para evitar perda de nutrientes.

Para o armazenamento, pegue um recipiente com tampa adequado para congelamento; Coloque a couve em pequenas quantidades, certificando-se que elas estão bem secas; Preencha o espaço do recipiente por completo, amassando para evitar o acúmulo de ar; Por fim, coloque a couve no congelador e armazene pelo tempo que quiser.

Para congelar a couve crua, comece lavando as folhas. Você pode deixar de molho em água com uma pequena dose de água sanitária, para tirar os micro-organismos. Em seguida basta secar cada folha e congelar dentro de um saco ou recipiente plástico. Será ainda melhor congelar em porções individuais.

Depois do branqueamento, a couve dura de 6 a 12 meses no congelador e não precisa ser descongelada para o uso.

Pontos pretos, muitos furos ou manchas amarelas indicam que a couve está velha, perdendo nutrientes e sabor e deve ser descartada. O alimento tampouco deve apresentar folhas murchas ou molengas.

No entanto, a couve picada, refogada e temperada com sal e pimenta-do-reino KITANO pode ser levada ao congelador sem medo. Uma dica para congelar esses alimentos é branqueá-los antes do processo, ou seja, passar o vegetal em água fervendo por alguns minutos e depois interromper essa cocção com um banho de água fria.

Como congelar ingredientes para suco verde
Para isso, mergulhe as folhas em água quente e em água fria logo em seguida, congelando-as em um saquinho a vácuo, retirando o ar com um canudo para manter o sabor do ingrediente por mais tempo. Esse procedimento é ótimo para quem quer testar diversas receitas.

Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada. A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.

A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.

O ideal é que os alimentos sejam embalados em recipientes herméticos de vidros, saquinhos ziplock ou potes de plástico com tampa. No caso dos saquinhos próprios para congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

COMO ESCOLHER E CONSERVAR
A melhor conservação quando crua é na geladeira. Para consumo em três a quatro dias. Se sobrou couve refogada, experimente um sanduíche.

R: Sim, é possível congelar o purê de batata em porções individuais para facilitar o descongelamento e reaquecimento posteriormente. Basta dividir o purê de batata em porções individuais e congelar em recipientes herméticos ou sacos de congelação adequados para freezer.

Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.

O branqueamento é um processo térmico de curto tempo de aplicação, com características de pré-tratamento, pois precede o início de outros processos de elaboração industrial. Esta operação desenvolve as seguintes ações: Produz a inativação de enzimas que afetam a qualidade dos produtos durante e depois do processamento.

O branqueamento trata-se de uma técnica de conservação de alimentos que baseia-se na aplicação de calor, com o intuito de inativar enzimas. Usado para prevenir o escurecimento enzimático de frutas e hortaliças durante o armazenamento destes (FELLOWS, 2018).

Porém, a gente sabe que no dia a dia, nem sempre temos tempo, assim como pode não ser prático cortar e separar os ingredientes para fazer o suco. Por isso, sim, é possível congelar sem perder tantos nutrientes.

4 dias

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.