Como conservar camarão salgado?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Na geladeira, ele se conserva por até dois dias num recipiente bem fechado, ou num saco tipo zip (nesse caso, tire todo o ar que conseguir do plástico).

De maneira resumida, o tempo estimado para manter o camarão congelado pode ser de até 6 meses.

Uma maneira de manter o Camarão fresco no frigorífico é colocá-lo nas prateleiras de baixo do mesmo, dentro de um saco de plástico e em cima de um tabuleiro com gelo pois a temperatura do frigorífico é mais elevada do que a temperatura ideal para conservar Camarão.

Na geladeira, ele se conserva por até dois dias num recipiente bem fechado, ou num saco tipo zip (nesse caso, tire todo o ar que conseguir do plástico).

Ferva o camarão em um litro de água para retirar o excesso de sal, durante 10 minutos. Escorra e lave em água corrente por mais cinco minutos.

“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

seis meses

O camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer. Os mariscos podem ficar entre três e quatro meses no freezer.

Deixar alimento fora da geladeira por mais de 2h pode prejudicar a saúde.

Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.

Coloque o camarão em sacos de congelamento grandes.
Quando fechá-los, esprema o máximo de ar possível de dentro antes de colocá-los no congelador. Rotule os sacos com a data antes de colocá-los no congelador. Assim, você saberá quanto tempo tem até a data de validade.

Ainda, antes de congelar o camarão, você pode escolher se prefere que ele seja congelado com ou sem a casca. Entretanto, congelar com a casca ajuda a conservar o sabor por mais tempo. Se optar por utilizar saquinhos do tipo zip lock, é importante que você retire todo o ar possível do interior do plástico.

O metabissulfito de sódio (INS 223) é o aditivo mais empregado como conservante, sendo comum à sua utilização na embarcação após a captura do camarão, que imersos em tanques contendo água com gelo e solução do aditivo, para provocar uma morte rápida e inibir a melanose.

Quando descongelado, o ideal é que o camarão seja preparado e utilizado por completo. Uma vez descongelado, o crustáceo não deve ser congelado novamente, para não ter suas características originais alteradas.

Armazenamento. Guarde o camarão frito em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Não congele, caso contrário, o camarão pode ficar durp após descongelar e reaquecer.

Camarão e caranguejo podem ser mantidos por 24 horas.

Guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias ou congele o camarão por até 2 meses.

Para avaliar o camarão fresco ou congelado, você deve estar atento à curvatura do corpo, o qual não deve deixar escapar facilmente e o cefalotórax. No camarão vannamei cultivado, deverá aparecer a coloração dos músculos, se mantendo de forma consistente, com os olhos bem pretos e a carapaça aderente ao corpo.

Antes de você começar a descascar camarão, uma dica que pode ajudar a casca a sair mais facilmente e colocá-los um tempo em água com cubos de gelo. Ou então jogar água fervendo sobre os camarões e colocar um pouco de suco de limão ou vinagre, vai ver como a casca sairá muito mais facilmente.

As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo. No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso.

A forma de utilização é imergir o camarão, imediatamente após a colheita, em uma solução que pode ser de 10% a 12% por quinze a vinte minutos com água e gelo. A temperatura da solução não deve ser superior a 2°C. É importante fazer este tratamento antes do início da melanose.