Como conservar a raiz do açafrão?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Guardar a cúrcuma em um pote hermético para usar depois é a melhor maneira de mantê-la fresca. Experimente usar um jarro de vidro, um pote de plástico ou um pote de papinha vazio que já foi lavado e seco. Você também pode usar um saco plástico com fecho, mas o pote hermético ainda é a melhor opção.

Como fazer chá de açafrão

  1. Misture meia colher de chá (ou 1.5 gramas) de pó de açafrão com 237ml de água.
  2. Ferva tudo até a ebulição, desligue o fogo e aguarde 3-5 minutos.
  3. Mexa bem o líquido para garantir a sua homogeneidade.

No sul da Índia, o açafrão-da-terra é consumido cru. Devido à presença do pigmento curcumina, a raiz revela uma superfície de cor laranja forte quando cortada. Por esse motivo, é muito utilizada como corante alimentício natural em laticínios, bebidas, mostarda e macarrões.

Modo de preparo
Coloque a água em uma panela com tampa e leve ao fogo até ferver; Em seguida, desligue o fogo e adicione os pedaços de açafrão; Cubra com a tampa e deixe descansar por 20 minutos; Daí, é só saborear seu chá de açafrão cheio de nutrientes!

Se tiver a sorte de encontrar cúrcuma fresca por aí (quando é época - agora - costuma aparecer em alguns supermercados e hortifrutis), enterre algumas para ver brotarem as folhas e use como tempero (ou espere um pouco mais e colha novos rizomas). Para conservar frescas, lave bem e congele.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

REGISTRO E VALIDADE: Prazo de validade de 12 meses – Conservar em local seco, arejado, sem incidência de luz solar direta.

A recomendação, segundo Juliana, é consumir diariamente uma colher de chá do açafrão em pó (o correspondente a 5 gramas) ou de duas a três rodelas na forma de raiz. “O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia.

12 gramas

Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá. É o suficiente para os pratos encherem os olhos e, de quebra, fazerem jus à fama do ingrediente.

Pode-se secar os rizomas no sol, e guardá-los assim, para utilização posterior ( é só depois processá-los para virar pó ). Eu gosto de processar eles frescos, fazer uma pasta, e depois desidratar – assim já consigo em dois dias ter potinhos cheios de pó de cúrcuma para usar à vontade.

A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.

Mesmo não tendo eficácia comprovada como uma especiaria milagrosa, o açafrão não apresenta riscos para a saúde e pode ser consumido como tempero, chá e corante natural. Afinal, para além das substâncias e seus benefícios, o sabor é indispensável para a saúde alimentar.

Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico. As cebolas são ricas em componentes que podem combater a inflamação nas articulações.

É um relaxante natural. Além de beneficiar diretamente a saúde física, o chá de cúrcuma age também como um relaxante natural. Por isso, é excelente para a saúde mental. Assim, recomenda-se seu consumo antes de dormir ou logo pela manhã.

O principal componente do açafrão é a curcumina: substância que dá a cor alaranjada ao alimento e intriga pesquisadores pelo seu alto potencial antioxidante. Isso porque ela auxilia o organismo no combate aos radicais livres — associados a doenças cardiovasculares, ao envelhecimento precoce e até ao câncer.

Receita de Chá de Açafrão: Saiba Como Fazer
Descasque toda a raiz do açafrão. Em seguida, com um ralador, rale com a parte mais fina para que a raiz fique bem pequena. Para cada xícara, adicione o açafrão ralado, sendo uma colher em cada. Leve ao fogo a água até ferver.

Ela funciona como o gengibre e pode ser ralada, então experimente seu sabor em sopas, ensopados e assados! Ainda dá para batê-la para usar em sucos e vitaminas, por exemplo. Agora, o sumo da raiz fresca fica excelente em molhos para saladas. Outra opção é consumir a especiaria em infusão.

a cúrcuma fresca é fácil de guardar e tem boa durabilidade. Você pode deixá-la na geladeira por algumas semanas e ir ralando ou cortando conforme o uso.

Até hoje, a ciência não encontrou evidências suficientes para afirmar que a cúrcuma consumida em doses normais, faz mal para os rins. Na verdade, por ser rica em composto antioxidantes e anti-inflamatórios, existe a possibilidade do alimento até mesmo ajudar a reduzir o risco de doenças renais.