Como conserva caqui?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A fruta mole deve ser refrigerada. Se o caqui já estiver maduro, guarde-o na geladeira ou em lugar fresco. Em boas condições, pode ser conservado em geladeira por 5 dias. Qualidade é sempre mais importante que quantidade.

Depende da variedade! Os caquis mais moles – como rama forte – possuem mais taninos, o que dá a sensação de “amarrar a boca” e, por isso, devem ser consumidos mais maduros. Já as variedades fuyu, kyoto e giombo não possuem taninos, tem a polpa mais firme e crocante e tons mais amarelados.

Como saber se o caqui está maduro? A cor é quem dá a dica do ponto de maturação: o ideal é comer o fruto quando ele está laranja ou avermelhado e firme. O caqui ainda amarelinho não está pronto para consumo, tendo um sabor mais azedo.

Caqui tem grande quantidade de açúcar, razão porque não deve ser consumido em excesso por quem deseja emagrecer e também por portadores de diabetes. A fruta possui tanino, uma substância que pode causar diarreia se for ingerida de estomago vazio ou em excesso.

O caqui é fonte de vitamina C, substância que melhora nossa imunidade, ajudando o corpo a fortalecer seu sistema de defesa. Além disso, esse nutriente ajuda a melhorar a absorção de ferro – o que auxilia no transporte de oxigênio ao longo do corpo, uma vez que o mineral compõe os glóbulos vermelhos.

Consumir caquis com regularidades ajuda a manter a saúde cardiovascular. Isso porque essa fruta contém antioxidantes, que combatem os riscos de doenças no coração. Essas substâncias antioxidantes previnem o surgimento de aterosclerose coronariana — ou seja, o acúmulo de placas de gorduras nas artérias.

O caqui é uma fruta peculiar. Algumas variedades “amarram” na boca, sendo obrigadas a sofrer um processo especial de maturação, e devem ser consumidas moles. Outras não “amarram” na boca e podem ser saboreadas crocantes. Algumas das variedades de consistência crocante, fuyu e giombo, devem ser comidas como uma maçã.

Evitar a pressão alta. Por ser rico em carotenoides, vitamina C e taninos, o caqui possui ação antioxidante, mantendo a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta.

caqui fuyu

O caqui fuyu é bastante saboroso e sua colheita é feita no período entre os os meses de março e maio. Sendo assim, de maneira geral, não é difícil encontrar essa variedade no Brasil.

Esse é o tipo de caqui mais consumido pelos brasileiros. Giombo: Também conhecido como caqui chocolate, essa fruta é alaranjada e com consistência mais firme e crocante. O nome (chocolate) se dá pois, quando as sementes estão aparentes, o caqui fica com a polpa mais escura, parecendo um chocolate.

Essa mancha escura na polpa é o tanino do próprio caqui. O caqui contem alta concentração do tanino, que é um tipo de polifenol, que “amarra” boca. Esta substância podem estar em duas formas diferentes. Solúvel ou Insolúvel em água.

Excelente fonte de betacaroteno, antioxidante que favorece a saúde dos olhos, o caqui pode se tornar um grande aliado de quem tem diabetes.

Todos caquis contém tanino que é polifenol, uma substância que causa “Amarra boca”. Esta adstringência é incômodo, precisa “tirar” o tanino antes do consumo.

A gente encerra a lista das frutas que gatos podem comer com o caqui. A fruta é segura se o seu gato comer só um pouquinho. Mas cuidado: as sementes são venenosas, porque contêm cianeto.

A remoção da adstringência, utilizando o vapor de álcool etílico, mostra-se bastante eficiente, além de manter a firmeza dos frutos. No entanto, foi relatado o escurecimento de pequenas estrias presentes na casca dos frutos (VITTI et al., 2006).