Como conseguir uma certidão de nascimento antiga?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Como localizar uma certidão de nascimento antiga? Para localizar uma certidão de nascimento antiga, o primeiro passo deve ser descobrir em qual cartório ela foi registrada. Para isso, é preciso procurar o cartório mais próximo do local de nascimento da pessoa.

A consulta por cartórios pode ser realizada no site do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), através da Justiça Aberta, clicar na opção “Consultar produtividade das serventias extrajudiciais” e selecionar a opção “Clique aqui para Localização de registradores civis e unidades interligadas”.

Sim, é possível requerer as certidões online. Você pode fazer isso no site Civil Online.
...
A certidão deve ser requerida pessoalmente em um desses locais:

  1. Nas Conservatórias do Registo Civil;
  2. Nas Lojas do Cidadão;
  3. Nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado – IRN.

Para isso, é preciso procurar o cartório mais próximo do local de nascimento da pessoa. Uma dica é informar-se sobre quantos cartórios de registro civil existem em sua cidade de nascimento e entrar em contato com esses tabeliães para confirmar o registro.

O valor do documento é de R$ 22,05, sem as taxas administrativas. No total, a certidão pode chegar a R$ 39,27.

A partir de 2009, com o Decreto Nº 6828 – revogado no ano seguinte com decreto Nº7231 -, as certidões de nascimento, casamento e óbito deverão contar com matrícula padronizada e unificada nacionalmente. Neste caso, é possível verificar o número de matrícula logo na introdução do documento, abaixo do nome registrado.

No site oficial do Registro Civil, www.registrocivil.org.br, é possível solicitar a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, de forma totalmente online, sem precisar sair de casa ou do trabalho.

É possível solicitar a segunda via de sua certidão de nascimento sem sair de casa, por meio da internet. Para isso, acesse o site do Registro Civil e crie o seu cadastro no site. Uma vez cadastrado, é possível solicitar também, além da certidão de nascimento, a certidão de casamento e a de óbito.

Outra opção para o cidadão que não sabe onde em qual cartório está registrado o seu documento, é realizar uma busca por meio do CPF, nome ou número. Por meio deste serviço é possível localizar contratos ou quaisquer outros documentos registrados em Cartórios de Títulos e Documentos.

Pela internet, através do site www.registrocivil.org.br, é possível aos usuários que residam em qualquer local solicitarem certidões de nascimento, casamento e óbito de um dos cartórios interligados, recebendo-as em casa ou no trabalho por meio dos Correios.

Uma opção para obter a 2ª via da certidão de nascimento é dirigindo-se ao cartório em que o documento foi registrado. Se a pessoa não souber em qual local o registro foi realizado, é possível entrar em contato com qualquer tabelião, fornecer as suas informações pessoais e solicitar que seja realizada uma pesquisa.

O site do Arquivo Nacional brasileiro permite a consulta ao seu acervo físico e também oferece exposições virtuais com acervos imagéticos riquíssimos sobre a nossa história. Navegue pelo site do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Cidadania portuguesa para bisneto está prevista na lei? A Lei de Nacionalidade Portuguesa não prevê a atribuição direta de cidadania portuguesa para bisnetos, como ocorre para filhos e netos. Desta forma, os indivíduos que possuírem um bisavô português não têm direito de requerer a nacionalidade desse modo.

Busca do cartório: Essa alternativa é uma das mais trabalhosas, porém mostra-se efetiva na maioria dos casos. A orientação para o interessado é certificar-se quantos cartórios de registro civil existem na cidade de nascimento do mesmo, entrar em contato com estes cartórios e confirmar o registro.

15. O que é Certidão de Nascimento - CN? É o documento que comprova a existência do registro civil de nascimento de uma pessoa. Esse documento deve conter o nome completo (nome e sobrenome) da pessoa, de seu pai, mãe e avós, a data, horário e local de seu nascimento e o dia em que foi feito o registro.

Formato eletrônico (certidão digital): prazo não superior a 5 (cinco) dias úteis; Formato físico (certidão impressa): será acrescido o prazo de envio, que pode totalizar em até 10 dias úteis.

Qualquer pessoa pode solicitar a segunda via da Certidão de Breve Relato, caso a certidão não possua segredo de justiça ou alguma ordem judicial impedindo o acesso público. Isso pode ocorrer no caso de uma criança ter sido adotada, por exemplo.

O casamento é a situação mais comum em que a atualização da certidão de nascimento se faz necessária. Quando uma pessoa vai casar, é preciso atestar se existe alguma alteração na certidão original de nascimento.