Como conseguir uma bolsa de 100% no Prouni?

Perguntado por: eferrari3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para obter bolsa integral: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para obter bolsa parcial: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

A renda familiar no Prouni deve ser maior que um salário mínimo e meio e igual ou inferior a três salários mínimos. Nesse caso, a bolsa oferecida pelo programa é de 50% do valor da mensalidade do curso.

Apesar de poder ser difícil passar no Prouni em determinadas instituições e cursos, há outras oportunidades oferecidas pelo programa que possuem uma nota de corte menor. Com uma média acima de 500 pontos já é possível conquistar uma vaga na graduação de cursos menos procurados.

Como você sabe, não existe uma nota única para passar no ProUni. A partir de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação do Enem você já pode concorrer a uma vaga. No entanto, quanto maior for o seu desempenho, maiores serão as suas chances de garantir uma bolsa de estudos.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

Há dois tipos de bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni: Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso. Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.

Para solicitar o financiamento, você deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas. Caso ele tenha uma taxa de reprovação maior que isso, os professores responsáveis pelas reprovações e o coordenador do Prouni analisarão se o aluno perderá a bolsa de estudos.

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.

O terceiro passo da inscrição do ProUni é o Grupo Familiar. Nesta página, você coloca os dados de seus familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Para cadastrar a pessoa da sua família, basta preencher os dados e clicar em adicionar.

A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni.

Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa. Consulte a data de divulgação dos resultados em Cronograma.

Respondendo à pergunta: “posso fazer segunda graduação pelo Prouni?” Não! Não pode. Entretanto, desde 2018 o Prouni apresenta uma exceção a essa regra. É o caso dos professores formados, que atuam em escolas da rede pública de ensino.

Os interessados no ProUni 2023 precisam ter realizado o Enem 2021 ou o Enem 2022. É preciso ainda ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média geral das cinco provas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação), sem ter zerado a redação.

No PROUNI 2023, pode usar a nota de anos anteriores do ENEM, desde que sejam os anos de 2021 e 2022. Ah, e vale lembrar que o resultado do ENEM de 2022 será publicado no próximo dia 13 de fevereiro!

Entre as áreas com exigência de menor nota de corte no Prouni estão: Fisioterapia (560 – 755); Publicidade e Propaganda (550 – 705); Agronomia (540 – 650);

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Aprovado no ProUni: o que fazer? Os estudantes aprovados no programa ProUni devem contatar a universidade escolhida para realização da matrícula. Nesse momento, é muito importante que o aluno fique atento aos prazos para que possa garantir sua vaga.