Como conseguir um terreno de graça?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Como faço para ganhar um terreno do governo? Para ser elegível para o PNRA, o interessado deve ter uma inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), de acordo com o Decreto 11.016/2022. É importante notar que a inscrição é sempre gratuita e pode ser feita pelo Incra.

Para comprar um imóvel público da forma legal, sem riscos, será necessário que o prefeito faça um projeto de lei a ser votado pela Câmara Municipal, autorizando a a venda do imóvel. Caso seja imóvel do governo estadual, o governador deverá encaminhar o projeto de lei à Assembleia Legislativa.

Se você não sabe quem é o dono de um determinado imóvel ou apenas quer confirmar essa informação, vá ao Ofício (cartório) de Registro de Imóveis responsável pela localidade ou bairro do imóvel que você deseja pesquisar e peça uma certidão da matrícula pelo endereço do imóvel pesquisado ou pelo próprio número dele.

Para ter direto a posse e ser dono vc tem que morar no imóvel pelo menos por 3 anos e a justiça reconhecer que vc ta la esse tempo Se está abandonada como diz, melhor procurar o dono e chegar a um acordo para ver se ela nao aluga ou vende.

A lei permite que um imóvel seja doado ao particular e para tanto alguns requisitos devem ser respeitados. Os requisitos são estipulados pelo próprio Município, tendo em vista que eles possuem autonomia para legislar em matéria local (art. 30, I, Constituição Federal).

É importante verificar na Prefeitura e no Cartório de Registro de Imóveis. Assim, você tem mais garantia de que o financiamento de terreno será aprovado. Após, chega o momento de reunir a documentação para o financiamento de terreno. A partir disso, você pode realizar a modalidade de compra no banco de sua preferência.

Bom, paracomprar terrenos é preciso estar atento aos documentos normalmente exigidos do comprador, assim como as certidões que você deve exigir do comprador ou urbanizadora.
...
São eles:

  1. RG;
  2. CPF ou CNPJ;
  3. Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  4. Comprovante de endereço;
  5. Comprovante de renda.

Assinatura do contrato
Após a CAIXA realizar todas as avaliações é o momento de assinar o contrato na agência. A liberação do crédito ao vendedor é realizada depois do registro do contrato no cartório de imóveis.

A compra da parte da União é chamada remição de foro e deve ser feita no site da Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Desde junho de 2021, em diversas cidades do Brasil a remição de foro é possível de forma facilitada, através de aplicativo.

Como conseguir o subsídio do governo para comprar a casa própria? Geralmente, para solicitar o subsídio do governo, você deve ir até a prefeitura da sua cidade ou outro órgão municipal responsável pelo programa habitacional.

A principal forma de acesso ao crédito rural para compra de terras ainda é o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política pública do Governo Federal e voltada ao agricultor familiar. Apesar disso, você ainda pode usar outras opções além do crédito rural para compra de terras.

Pena - detenção, de um a seis meses, e multa. § 1º - Na mesma pena incorre quem: II - invade, com violência a pessoa ou grave ameaça, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifício alheio, para o fim de esbulho possessório. § 2º - Se o agente usa de violência, incorre também na pena a esta cominada.

A Lei Federal nº 4.947, no art. 20, estabelece que invadir terras da União, dos Estados e dos Municípios, com intenção de ocupação, é crime e está sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos.

Propriedades abandonadas são geralmente encontradas em situação de execução hipotecária. Confira com a sua prefeitura e o departamento de zoneamento quais são as propriedades classificadas como abandonadas. Alternativamente, você pode dirigir pela região para procurar locais em situação de abandono.

Art. 191. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.