Como conseguir triptofano natural?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite.

Se você está em busca de um suplemento contendo apenas o triptofano na composição, essa opção da Natrulin é a ideal. Com 300 mg por dose, fornece uma boa quantidade do aminoácido para ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, além de garantir qualidade e prolongar a duração do sono.

Além de triptofano, o grão de bico é rico em vitaminas B6 e B9, que também ajudam na produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores relacionados ao bem-estar e uma boa noite de sono.
...

  • Banana. A fruta rica em fibras, potássio e vitaminas é uma fonte de triptofano,. ...
  • Peixes. ...
  • Laticínios. ...
  • Grão de bico. ...
  • Chocolate. ...
  • Mel.

Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite. Ah, e sabe aquela sensação de prazer quando você come um chocolate? Ela também está ligada à presença do triptofano.

Banana

Banana: É uma das frutas com maior quantidade de triptofano que existem. Mas não é só isso. A banana também é fonte de carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e de vitamina B6, essencial para a condução dos impulsos nervosos.

"A banana é um alimento muito rico em triptofano, que é um precursor da serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor que está presente nas áreas controladoras do sono no cérebro", explica o especialista Daniel Inoue.

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.

Os resultados obtidos para triptofano foram de 0,27g/100g no queijo parmesão, 0,29g/100g no queijo minas padrão, 0,16g/100g no queijo minas frescal e 0,17g/100g na ricota, sendo o queijo minas padrão e o parmesão os que apresentaram maiores teores respectivamente.

Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são:

  1. Praticar atividade física. ...
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Alimentação rica em triptofano. ...
  4. Atividades relaxantes. ...
  5. Uso de suplementos.

Esses alimentos são:

  • Origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão;
  • Frutas: banana, abacate e abacaxi;
  • Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócolis, batata, beterraba e ervilhas;
  • Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Brasil;
  • Soja e derivados;
  • Algas: spirulina e algas marinhas;
  • Cacau e canela.

O consumo excessivo de altas doses de triptofano pode causar azia, dor de estômago, enjoos, vômitos, gases, diarreia e perda de apetite. Outros efeitos colaterais da suplementação com triptofano incluem tonturas, dores de cabeça, boca seca, fraqueza muscular e sonolência excessiva.

Erva-de-são-joão
A erva-de-são-joão é um poderoso alimento antidepressivo e pode ser consumido em chá ou em cápsulas. Além de ser rico em vitamina C — que também tem ação contra a depressão —, tem hipericina, uma substância com efeito antidepressivo natural comprovado por estudos científicos.

"Não há risco, mas quando o(a) paciente tem inflamação, ele(a) não forma melatonina, o triptofano é desviado para uma via metabólica que gera compostos tóxicos ao organismo. Por essa razão, o aminoácido não deve ser suplementado sem recomendação", esclarece a nutricionista.

O l-triptofano está indicado quando existe falta de serotonina no sistema nervoso central, como acontece no casos de depressão, insônia, ansiedade ou hiperatividade em crianças.

O triptofano pode ser consumido em qualquer período do dia, podendo ser incluído nas principais refeições. Uma boa recomendação é realizar o consumo nos momentos em que sentir vontade de comer doces.