Como conseguir Saxenda pelo SUS?

Perguntado por: rfogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os medicamentos SAXENDA® e VICTOZA® não pertencem à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2020 e portanto não fazem parte dos programas de medicamentos da Assistência Farmacêutica no SUS.

O Victoza apresenta o mesmo princípio ativo do Saxenda, a liraglutida, e é comercializado em dispositivo para uso subcutâneo diário na dose de 0,6; 1,2 ou 1,8mg.

Em um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controle (Scale Obesity and Prediabetes Study), com 3731 participantes, e por 56 semanas, o grupo que utilizou o Liraglutida perdeu uma média de 8,4kg. 63% dos pacientes perderam mais que 5% do peso corporal, e 33,1% mais que 10% do peso corporal.

Em relação ao medicamento Liraglutida/Saxenda cápsulas (utilizado para o tratamento de obesidade) a informação é que: “[A Novo Nordisk] confirma que o produto não é produzido pela empresa, que somente fabrica este produto para aplicação subcutânea, tratando-se, portanto, de falsificação”.

A primeira delas é que a Saxenda já possui aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada no tratamento de redução de peso, enquanto a Ozempic, não. A Ozempic é autorizada apenas para o tratamento da diabetes tipo 2. Além disso, a regularidade das aplicações também é diferente.

O Ozempic também não está disponível na rede pública, uma vez que não foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O cenário, porém, tem levado pacientes a recorrem à Justiça, que pode ser favorável ao usuário por entender que aquele é o melhor tratamento para ele, obrigando SUS e planos a oferecerem o remédio.

O Wegovy tem como base a semaglutida. Ele é o primeiro medicamento injetável recomendado para tratar a obesidade. Em média, durante um ano, ele reduz o peso corporal em 17%. É indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 (o que caracteriza obesidade) ou 27 (sobrepeso).

O SUS oferece tratamento não medicamentoso como orientação aos pacientes e familiares quanto a exercícios físicos e dieta, apoio profissional, cirurgia bariátrica e acompanha- mento pela Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

R$ 686,01.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Quais são os riscos associados ao Saxenda? Os efeitos secundários mais frequentes associados ao Saxenda (que podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas) são náuseas (sensação de enjoo), vómitos, diarreia e obstipação.

Saxenda serve apenas para auxiliar no processo de emagrecimento controlando a saciedade. Para um melhor resultado, é preciso reduzir o ganho calórico e aumentar a prática de atividade física, além de iniciar a reeducação alimentar para manter a alimentação saudável após o tratamento.

Um dos riscos à saúde é o efeito rebote, quando, ao deixar de usar o medicamento, a pessoa engorda mais do que os quilos perdidos durante o período de aplicação.

Em relação ao Ozempic®, este é administrado uma vez na semana e sua dosagem pode variar de 0,25 mg a 1 mg, a depender da fase do tratamento. Enquanto o Saxenda® é administrado uma vez ao dia, com uma dosagem de 0,6 mg por uma semana, aumentando em 0,6 mg semanalmente para atingir a dosagem alvo de 3 mg uma vez ao dia.

"Tanto o Victoza quanto o Saxenda são vendidos sem retenção de receita, o que significa que qualquer um pode comprar sem receita.

Quanto aplicar:
Quando começar a utilizar Saxenda, a dose inicial é de 0,6mg uma vez ao dia, por pelo menos uma semana. Você poderá aumentar a dose em 0,6mg a cada semana, até atingir a dose recomendada de 3,0mg uma vez ao dia. Seu médico lhe dirá a dose de Saxenda que você deve utilizar a cada semana.

A semaglutida também tem efeito maior na perda de peso, segundo já demonstraram alguns estudos confiáveis, garantem médicas endocrinologistas ouvidas por GZH. Por isso a expectativa em torno do Ozempic, apelidado de "caneta emagrecedora". Nesse caso, o uso é off label, ou seja, fora do que está prescrito na bula.

Continuar lendo Tem Saxenda pelo SUS?