Como conseguir fralda no CRAS?

Perguntado por: dbelem9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Para receber o benefício, o paciente deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica.

Para receber as fraldas gratuitamente é preciso cumprir requisitos do programa e apresentar a documentação concedida pelo médico nas unidades básicas de saúde (UBS / posto de saúde) da região em que o beneficiário mora.

E para retirar a fralda pelo SUS você precisa apresentar na sua unidade básica de saúde os seguintes documentos:

  1. Comprovante de residência.
  2. Cópia da identidade do paciente.
  3. Carteirinha do SUS.
  4. Laudo Médico.

A quantidade de fraldas disponibilizadas fica limitada a até quatro unidades/dia, podendo ser adquiridas até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias.

Com o valor de referência adotado é de R$ 0,71 por fralda, o governo pagará no máximo R$ 0,64 por unidade, que representa 90% de subsídio.

Declaro estar ciente que para RETIRAR as fraldas, o responsável/paciente deve comparecer a unidade de referência, munido de documento de identificação (cartão SUS, RG ou CPF) mensalmente. O fornecimento de fraldas se dará pelo período de 12 meses.

Para resolver esta situação, é necessário procurar um médico. A incontinência urinária cerebral, ou seja, proveniente de lesão no centro cortical, é resolvida através de medicamentos.

Para ser beneficiário a família/cidadão deve estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único realizado no CRAS) para Programas Sociais e obter o NIS – Número de Identificação Social.

Quando o assunto é qual a melhor marca de fralda geriátrica, a Bigfral se destaca por ser a melhor opção disponível no mercado atualmente.

Gente, a fralda geriátrica é um item de higiene descartável bastante prático pra idosos que não conseguem usar o banheiro, sabe? E além disso, é uma excelente solução pra quem tem incontinência urinária, pessoas em recuperação de uma doença ou cirurgia!

Em breve, você poderá doar fraldas para famílias carentes através do site meu Fraldário. Enquanto isso, você pode ajudar famílias através da nossa vaquinha coletiva disponível aqui. Nos ajude nesta missão de distribuir fraldas para família carentes!

De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas. Já os remédios com até 90% de desconto são aqueles que tratam colesterol alto, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma.

Beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular, do governo federal. Para retirar, basta o cidadão ir até a uma unidade credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

Perceba que a fase de RN passa depressa para o bebê, e que é um processo de rotina e observação. Isto é, você deve lembrar que fraldas menores serão perdidas em pouco tempo e, nesse caso, não é necessário comprar mais do que 8 ou 10 pacotes.

O Projeto de Lei 4490/19 assegura o fornecimento de fraldas descartáveis a idosos. Segundo o texto, o produto deverá ser fornecido ao idoso mediante receita médica que comprove sua necessidade. Se aprovada, a proposta deverá ser regulamentada pelo Executivo em 90 dias.

Quem pode adquirir fraldas TENA pelo Farmácia Popular? Podem comprar as fraldas geriátricas TENA que estão no programa pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência. Em ambos os casos deve ser apresentada prescrição médica para liberação do subsídio.

A lei estabelece que essas pessoas devem estar inscritas no Cadastro Único da Assistência Social. Os usuários beneficiados terão direito à quantidade de fraldas que o médico julgar necessária, sendo o limite máximo de 90 unidades por mês.

O paciente com deficiência física deverá apresentar a prescrição, laudo ou atestado médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID), justificando a indicação de uso da fralda geriátrica.

A inscrição pode ser realizada tanto pela própria pessoa que deseja o benefício, quanto pelo responsável por ela. Sendo necessários os seguintes documentos do paciente: O cartão SUS, a cópia de documentos e de comprovante de endereço; e a prescrição médica.