Como conseguir DNS gratuitos?

Perguntado por: osales . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O serviço DNS do Google 8.8.8.8 é bastante popular e gratuito. De acordo com a empresa, ele se concentra na velocidade, segurança e validade dos resultados.

Para criar uma zona DNS

  1. No Gerenciador do Servidor, clique em IPAM. ...
  2. No painel de navegação, em MONITORAR E GERENCIAR, clique em Servidores DNS e DHCP. ...
  3. Localize o servidor em que você deseja adicionar uma zona e clique com o botão direito do mouse no servidor. ...
  4. A caixa de diálogo Criar Zona DNS será aberta.

Conhecido como o 1.1.1.1, o servidor da CloudFlare assegura a privacidade de seus dados. Por isso, não registram seu endereço de IP, nem vendem ou usam suas informações para publicidade. O serviço se destaca como o provedor DNS mais rápido do mundo, segundo o site de monitoramento de desempenho DNS Performance.

O Google fornece acesso aos seus servidores gratuitos de DNS, porém, somente para fins de navegação.

Na janela do Prompt de comando, digite “ipconfig/all” e então tecle Enter. No retorno do comando, procure por uma linha que inicia com o seguinte texto “Servidores DNS“. Aí estarão listados os servidores DNS em uso no computador nesse momento.

Sendo assim, usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura. Muitos serviços disponibilizam recursos de segurança, como detecção de sites falsos ou infectados. Também podem fornecer um sistema de proteção parental no qual sites de conteúdo adulto, por exemplo, são bloqueados.

DNS privado e DNS seguro
Na prática, o DNS Privado geralmente é executado em protocolos DNS seguros. A configuração de DNS Privado no Android 9 e superior, por exemplo, deve ser chamada de DNS Seguro para transmitir sua essência com mais precisão.

Mudar o DNS do roteador pode melhorar a velocidade da internet da sua casa. Na teoria, o DNS significa Domain Name System (Sistema de Nome de Domínios, em tradução livre). O sistema torna possível acessar endereços de IP por meio de nomes amigáveis.

Um dos mais utilizados e gratuito é o No-IP. Para criar um DNS Dinâmico no No-IP acesse http://www.noip.com/pt-BR e siga as instruções. Outra opção é utilizar o serviço de IP Cloud disponibilizado pelo próprio Mikrotik (mais informações estão disponíveis em https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Cloud).

Os principais motivos para que usem um DNS público ao invés de um servidor local são a falta de instrução técnica sobre como instalar e configurar seu próprio servidor e o desconhecimento dos problemas causados por esta prática.

O DNS é um sistema de controle de nomes e IPs de sites da Internet, com um papel fundamental de deixar a conexão mais rápida ou mais lenta, seja no computador ou no celular. Trocar o servidor DNS é uma recomendação comum para tentar acelerar o carregamento de páginas, downloads e até jogos online.

No campo Servidores DNS, insira os endereços IP do DNS público do Google, separados por vírgula: Para IPv4: 8.8.8.8 e/ou 8.8.4.4 .

DNS significa Domain Name System
São como as páginas brancas da lista telefônica para a Internet. Você fornece um nome, o DNS fornece um número. O nome, neste caso, é especificamente um nome de host e o número é um endereço IP. Sem o DNS, você teria que lembrar de cada endereço IP de cada site que você deseja visitar.

Quais são os diferentes tipos de servidor de DNS? Todos os servidores de DNS se enquadram em uma dessas quatro categorias: resolvedores recursivos, servidores raiz, servidores TLD e servidores autoritativos.

O DNS do Google, criado em 2009, visa melhorar a qualidade da conexão dos usuários. Uma de suas características é redirecionar o acesso para o data center mais próximo, o que colabora para o carregamento das páginas e reduz a taxa de erros. Além de tudo isso, é gratuito.

Você já deve ter ouvido falar na sigla DNS (em inglês, Domain Name System). Trata-se do Sistema de Nomes de Domínio. Há quem o defina como uma lista telefônica de toda a internet. É o DNS que traduz endereços IP (Internet Protocol) em nomes de sites.

Como saber se o DNS está apontando corretamente?

  1. No site do RegistroBR: para domínios nacionais (terminados em . br)
  2. No site do Who.is: para domínios internacionais (todos os outros, como: .com, . net, . info, etc)
  3. Através do comando ping (no terminal de comando Windows)

OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220.

Para ativar ou desativar o DNS particular ou mudar as configurações dele:

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Toque em Rede e Internet. DNS particular. Caso não seja possível encontrá-la, pesquise "DNS particular". ...
  3. Selecione sua opção: Desativado. Automático.

Na aba “Redes”, clique na opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e selecione “Propriedades”. Passo 7. Por padrão estará marcado o campo “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Desmarque-o e selecione “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”.