Como conseguir aparelho de apneia pelo SUS?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Para dar início ao processo, é necessário realizar uma primeira consulta no Sistema Único de Saúde. A prefeitura de cada município faz o gerenciamento das unidades, e mapeia a área de atuação em cada bairro ou região, o que ajudará na sua busca por uma vaga de atendimento.

Entre elas, estão fonoterapia, aparelho intraoral, estimulação elétrica do hipoglosso e tratamento cirúrgico. Estas alternativas foram apresentadas e discutidas em 12 de outubro, em uma sessão durante o 38° Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, no Rio de Janeiro.

SUS atendimento
Após o cadastro no SUS e agendamento de consulta, o paciente passará primeiramente com o clínico geral. Ao identificar, por meio de exames, possíveis sinais de um câncer – ou qualquer outra doença – o médico poderá realizar o encaminhamento ao especialista.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

Por isso, o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono é vitalício!

Um pneumologista pode prescrever uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) para ajudá-lo a respirar à noite.

R$ 3.104,10.

A pesquisa descobriu que a combinação de duas classes de medicamentos disponíveis – reboxetina e butilbrometo – manteve os músculos ativos durante o sono, facilitando a respiração regular e estável.

Para que o indivíduo possa sair da apneia ele precisa derpertar e com isso a musculatura da garganta retoma a força que mantém a garganta aberta até que o sono reaparece e a garganta volta a fechar e este ciclo se repete dezenas a centenas de vezes ao longo da noite.

A cirurgia de apneia do sono é um dos tratamentos indicados para indivíduos que têm sua noite de sono afetada por períodos de apneia obstrutiva, caracterizada pela ocorrência de paradas respiratórias por mais de 10 segundos.

Tratamento para apneia do sono

  1. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir;
  2. Mantenha o peso (obesidade pode causar apneia);
  3. Evite dormir de barriga para cima;
  4. Tratar doenças do nariz e garganta.

Tanto o CPAP quanto o aparelho intraoral apresentam bons resultados para o tratamento da apneia do sono. O mais importante na hora de escolher é conversar com a equipe que cuida da sua saúde para entender as especificidades do seu caso e o que é mais eficiente e confortável para você.

otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.

Basta fazer a pesquisa do telefone da sua UBS, ou seja, da UBS na qual a sua família e você têm cadastro. Assim, poderá selecionar o serviço que quer agendar e marcar a sua consulta por meio do telefone.

é importante destacar que mesmo com uma receita particular pode pegar remédio no SUS, ou seja, a prescrição pode ser feita por um médico particular e não necessariamente por um médico da rede pública.

Acesse sso.acesso.gov.br; Clique em “Criar sua conta gov.br” e escolha uma das “Opções de cadastro”. Por exemplo, pelo “Número do CPF”; Preencha os dados de acordo com as instruções e.