Como conseguir a ficha 18?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

O estudante tem acesso a esse documento na instituição de ensino ou na Secretaria de Educação da sua cidade.

Os ex-alunos que precisam solicitar a segunda via do documento sobre a vida escolar e que comprova a conclusão da Educação Básica, devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso para retirar o documento.

O responsável ou o próprio aluno solicita a 2ª via de Histórico Escolar para a secretaria escolar de forma presencial.

Você quer consultar a escolaridade mas não sabe como fazer? Sabia que dá para consultar através do seu CPF.
...
Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Guarda permanente
Esses documentos escolares precisam ser arquivados por um período bastante longo, aproximadamente 30 anos. Esse era, há pouco tempo, considerado o período adequado para se manter um documento caracterizado como de guarda permanente.

O comprovante de escolaridade é um documento que comprova o nível de escolaridade do cidadão. Este comprovante pode ser atestado por outros documentos, como diploma, histórico escolar e até mesmo a declaração de conclusão.

O comprovante de escolaridade é um documento que declara o grau de instrução de um indivíduo. Ele pode ser o histórico escolar com informação de conclusão, um diploma ou até mesmo uma declaração devidamente carimbada e assinada por uma instituição de ensino.

Basta você acessar o site do MEC e consultar as escolas, conferindo se a sua está disponível na listagem. Onde retirar o certificado? É possível retirar o documento pessoalmente, na secretaria de educação do município, ou fazer a solicitação online.

R$50.00

Cobrança de R$50.00 por uma segunda via de histórico escolar.

Escola não pode negar o fornecimento do histórico escolar, para fins de transferência, com o intuito de forçar o pagamento de mensalidades em atraso. Esta atitude é inconstitucional e fere o direito à formação escolar. Entenda o caso. Escolas não podem negar o fornecimento do histórico escolar a alunos inadimplentes.

Secretaria da Educação
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG DO SOLICITANTE e IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA EXTINTA : Nome completo da Escola, Endereço da Escola, Último ano/Semestre de Conclusão, Tipo de Ensino/Curso, do município de Porto Alegre.

Para participar, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma da consulta pública, que pode ser acessada pelo portal do MEC. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta.

O comprovante pode ser: Histórico Escolar. Diploma ou Certificado de conclusão de curso. Declaração Escolar.

Como emitir
Se você informou seu CPF, o portal permite a emissão da declaração de matrícula. Se não informou o CPF, deve fornecer os dados do Cadastro Geral de Matrícula (CGM) ou o CPF do aluno e o número do celular informado no ato da matrícula, para receber o código de validação de acesso.

Os interessados em obter o certificado de conclusão do ensino fundamental devem fazer a inscrição na página eletrônica do Inep.

Os estudantes que querem verificar se estão registrados no sistema devem acessar o site idestudantil.mec.gov.br. A plataforma também tem informações sobre o programa, com conteúdos em vídeos, um "perguntas e respostas", além de um "emitômetro", espécie de contador de carteiras emitidas diariamente.

O Histórico Escolar consiste em um documento que detalha a trajetória acadêmica do discente, evidenciando suas notas e frequências, principalmente. Nesse contexto, a Ficha 19 trata-se da Histórico Escolar de Conclusão. Portanto, Histórico Escolar e Ficha 19 são a mesma coisa!