Como conquistar alunos difíceis?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!

4 dicas sobre como combater a indisciplina em sala de aula

  1. Estabeleça regras desde o primeiro dia de aula. ...
  2. Demonstre autoridade de forma natural. ...
  3. Reforce os bons comportamentos. ...
  4. Tenha empatia e compreensão.

Para lidar com essas situações, é preciso atuar na causa, e não nas consequências. Em vez de criar mecanismos de vigilância e controle para acabar com a agitação (consequência), vale discutir com os alunos os reais motivos desse comportamento, buscando identificar e corrigir o que vai mal (causa).

Apagar a luz, tocar músicas suaves, ensinar a prestar atenção na respiração são técnicas que ajudam a manter a calma: não só dos alunos, mas do professor também! Veja esse artigo sobre como a música pode ser utilizada na sala de aula!

Estabeleça um diálogo produtivo com os pais do aluno indisciplinado. O diálogo com os pais desse aluno deve ser sempre propositivo. Sempre fundado sobre a premissa de que a solução para o problema deve ser tomada em conjunto. Não adianta ter uma conversa em tom acusatório.

Escolha um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou um pandeiro. Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.

Estudos feitos sobre o tema revelam que muitos fatores contribuem para o desinteresse dos alunos: como número excessivo de alunos nas salas de aula, falta de recursos pedagógicos ou tecnológicos que despertem o interesse dos alunos ou quando estes existem não são utilizados de forma correta pelo professor, fatores ...

Portanto, é preciso manter o equilíbrio e a calma, sabendo lidar com cada situação. Lembre-se: o diálogo ainda é o melhor caminho. Pensando nisso, crie dinâmicas para trabalhar a indisciplina na sala de aula, conversar com os alunos, saber o que levou a esse tipo de comportamento e explicar que é errado.

Avalie se a forma como você trata os alunos incentiva essa atitude. Evite lições de moral e use o bom humor, que é um jeito leve de lidar com conflitos e promove empatia. Caso o problema seja coletivo, discuta-o com todos para que reflitam sobre como se sentem quando são o alvo.

O objetivo é provocar o próprio aluno a refletir sobre elas. Não use adjetivos nem faça acusações. Procure descrever as atitudes e nada mais. Com base nas conclusões, estabeleça com o estudante algumas metas concretas, como respeitar a vez dos colegas na hora de falar ou evitar xingamentos.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

1. Contar com o apoio dos gestores: quando diretor e coordenadores pedagógicos assumem, de fato, a liderança da equipe e passam a acompanhar mais de perto o trabalho do professor, atendendo as questões que o afligem, a qualidade do ambiente escolar melhora. E a saúde de todos, também tende a melhorar.

Evite deixar crianças esperando sem nada para fazer. Evite a desordem, pois isso pode criar confusão. Seja você também uma professora organizada. Rotule os materiais de sala de aula (lápis de cor, colas, brinquedos pedagógicos, etc) e insista para que tudo seja guardado após a conclusão de uma tarefa.

Bater palmas (ou estalar os dedos): Bater palmas é um clássico para chamar a atenção por um bom motivo. Enquanto muitos professores recorrem ao levantar a voz quando a sala de aula fica barulhenta, bater palmas é uma maneira igualmente perceptível, mas muito mais positiva, de ganhar os alunos.

Em momentos de embates e conflitos com os estudantes, prefira uma tonalidade amena e tranquila. Essa estratégia ajuda a acalmar os ânimos e a passar as mensagens corretas. Além disso, quando se fala em processo de ensino-aprendizagem, clareza e objetividade são fundamentais.

Algumas orientações para a construção dos combinados:
- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças. - As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e se sintam responsáveis por elas. Detalhe!

É importante manter uma certa distância para preservar sua autoridade na sala de aula. Caso contrário, um aluno pode pedir tratamento especial ou favores, principalmente ao lidar com problemas disciplinares.
...

  1. Deixe para lá. ...
  2. Encerre a ação imediatamente. ...
  3. Interesse-se na questão. ...
  4. Instrua. ...
  5. Cuide do progresso dos alunos.

Os professores não conseguem convidar alunos de um domínio não confiável para participar de uma turma. Veja detalhes em Usar uma lista de permissões para domínios confiáveis. Se os alunos são de um domínio que não está na lista de permissões, eles não podem usar um código para participar de uma turma no seu domínio.

O professor que humilha dolosamente uma criança ou adolescente em sala de aula incorre no crime do artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, constatou Ludmila Lins Grilo, juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A pena para a prática é de seis meses a dois anos, estabelece a lei.