Como conquistar a virtude da temperança?

Perguntado por: alessa9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Peçamos em oração a graça de que as nossas paixões sejam submetidas por nós e não ao contrário. Neste aspecto, a amizade com a Virgem Maria é fundamental. 2- Guardar os sentidos: tudo entra em nosso corpo e na alma pela porta dos sentidos (cf. Mt 6,22).

Agir com temperança é abrir caminhos para a sobriedade e o desapego. Ela leva ao caminho para o cumprimento dos deveres e para a maturidade. Quem a utiliza sabe seu lugar no mundo e o ocupa com sobriedade e firmeza. Quando se faz uso da temperança, permanecemos senhores de nossas vontades, em vez de escravos.

Temperança é um substantivo feminino que nomeia a qualidade ou virtude de quem atua comedidamente, com prudência, sem a prática de exageros. Ter temperança é ter controle sobre as emoções agindo com sobriedade em suas atitudes e decisões.

Significado de Temperança
substantivo feminino Característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades. Particularidade de quem é comedido; moderado. Que come ou bebe com moderação; sobriedade. Tendência para economizar; em que há economia; parcimônia.

A TEMPERANÇA
Ele mostra como os opostos se atraem e como eles se combinam para gerar relação repleta de harmonia. Indica, portanto, toda a tranquilidade de um relacionamento estável, sempre igual. Existe amizade, carinho, diálogo e atenção. O amor é profundo, mesmo que às vezes a rotina seja entediante.

Segundo a Logosofia, a temperança é o “sedativo psicológico que modera as rudezas do temperamento até a sua total extinção”.

Resposta verificada por especialistas
Porque a temperança é resultado dos trabalhos voltados para a inteligência emocional em um determinado indivíduo. Na prática, isso significa que o equilíbrio mental ou domínio de si mesmo só ocorre com base numa análise profunda sobre as próprias forças e fraquezas pessoais.

Qual a diferença entre mansidão e temperança? Mansidão é saber se controlar em um momento de ira, ou irar-se no momento certo. Já a temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e as questões da carne.

A temperança existe para controlar os hábitos e vencer os vícios. Paixões e apetites são circunstâncias que proporcionam prazer e, por isso, são fortemente formadores de hábitos. O ser humano gosta do que está acostumado a fazer. Se não faz exercício físico não gosta de exercício físico.

O apóstolo Paulo, descreve a temperança em 1 Coríntios 9:27: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. Paulo sabia que a carne tinha poder para derrubar seu ministério.

1 comedimento, moderação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 parcimônia, economia, poupança. 3 frugalidade, sobriedade.

O Departamento de Saúde e Temperança (DST) da Igreja Adventista dos Adventista do Sétimo Dia (IASD), é o departamento que pretende inspirar as igrejas e instituições adventistas, com os seus pastores, membros, colaboradores e amigos, a viverem de acordo com o modelo de saúde holístico que Deus sonhou para o ser humano.

Ter um domínio próprio significa possuir o registro de um domínio só para você ou sua empresa. Assim, ele é sua propriedade. Com isso, você tem autonomia para configurar o servidor da forma que melhor atenda às suas necessidades, como gerenciar subdomínios, contas de email, instalar aplicações, entre outros.

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

Esta carta representa a harmonia e a estabilidade necessária que antecede a transformação. A Temperança sugere que a virtude se tornou de extrema relevância, e que só através dela é que é possível conseguir temperança, estabilidade mental e emocional que lhe irão permitir atingir os seus objetivos.

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:23). Os frutos do Espírito Santo de Deus estão mencionados no livro de Gálatas, parte do Novo Testamento.

Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade.