Como conjugar verbo vender no presente?

Perguntado por: rmota . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Indicativo

  1. Presente. eu. vendo. vendes. vende. vendemos. vendeis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. vendi. vendeste. vendeu. vendemos. vendestes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. vendia. vendias. vendia. vendíamos. vendíeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. vendera. venderas. vendera. vendêramos. vendêreis. ...
  5. Futuro. eu. venderei. venderás. venderá venderemos. vendereis.

A palavra vendo é flexão verbal dos verbos: VER, VENDER, VENDAR.

Indicativo

  1. Presente. euparto. tupartes. eleparte. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupartia. tupartias. elepartia. ...
  3. Pretérito Perfeito. euparti. tupartiste. elepartiu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupartira. tupartiras. elepartira. ...
  5. Futuro do Presente. eupartirei. tupartirás. elepartirá ...
  6. Futuro do Pretérito. eupartiria. tupartirias. elepartiria.

Forma do Gerúndio do verbo ver, ação contínua de enxergar, de captar uma imagem através da visão: estou vendo tudo claramente.

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo?

Por que o verbo está no singular em “vende-se”? A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito.

Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”. O que justifica tal norma é a palavra “imóveis” que, sintaticamente é o sujeito da oração e, logo, sofre a ação expressa pelo verbo. Os imóveis “sofrem a ação” de serem vendidos.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

Segundo as regras do atual acordo ortográfico, a forma verbal veem deverá ser escrita sem acento circunflexo: eles veem. O verbo ver é frequentemente confundido com o verbo vir: quando ele vir (verbo ver), quando ele vier (verbo vir), eles veem (verbo ver), eles vêm (verbo vir).

Significado de Vendi
Vendi vem do verbo vender. O mesmo que: negociei, cedi, coloquei, alienei, merquei, traspassei.

Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

  1. - ama (tu) ame (ele/ela) amemos (nós) amai (vós) amem (eles/elas)
  2. - não ames (tu) não ame (ele/ela) não amemos (nós) não ameis (vós) não amem (eles/elas)
  3. para amar (eu) para amares (tu) para amar (ele/ela) para amarmos (nós) para amardes (vós) para amarem (eles/elas)

1 analisando, investigando, pesquisando, averiguando, verificando, explorando, sondando, indagando, inquirindo, observando, admirando, testemunhando, assistindo, olhando, contemplando, apreciando, fixando, atentando, mirando, fitando, presenciando.

Sem acento indicador de crase: A venda do carro não se concretizou.

1. Cobrir ou tapar com venda. 2. [Figurado] Cegar; obscurecer; turvar.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,… Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar. É o mesmo que eu dissesse que "apartamentos são alugados".

A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.

Se a inteção é dizer que algo está sendo vendido, então usamos crase. Exemplo: Casa à venda. Entretanto, se a intenção é citar algo que foi vendido, não usamos crase. Exemplo: A venda da casa foi concluída.