Como conjugar os verbos regulares?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os verbos regulares não apresentam alteração em seu radical no momento em que são conjugados. Além disso, mantêm a mesma desinência do verbo paradigma (modelo), isto é, terminado em -AR (paradigma da primeira conjugação), -ER (paradigma da segunda conjugação) ou -IR (paradigma da terceira conjugação).

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Como os verbos regulares são conjugados? Para conjugar os verbos regulares devemos acrescentar a terminação "ed ", por exemplo: Work (trabalhar) - Worked. Ask (perguntar) - Asked.

Os verbos regulares possuem três estruturas de conjugação: Verbos da 1° conjugação: verbos terminados em –ar: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

Os regular verbs são formados pelo sufixo -s, salvo alguns casos: I work – she works. Eu trabalho – ela trabalha.

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

Ouça o texto abaixo! Os verbos da língua portuguesa são classificados em: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar.

Os verbos regulares não apresentam alteração em seu radical no momento em que são conjugados. Além disso, mantêm a mesma desinência do verbo paradigma (modelo), isto é, terminado em -AR (paradigma da primeira conjugação), -ER (paradigma da segunda conjugação) ou -IR (paradigma da terceira conjugação).

Os verbos irregulares no passado em inglês usados com mais frequência são say, make, go, be, see, come, know, give, get, think, show, feel, write, tell e speak.

Os verbos regulares em inglês são todos aqueles que quando usados para falar de situações que aconteceram no passado, usamos -ed no final.

Lista de Verbos Irregulares

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.

Os verbos “opor”, “medir” e “vir” apresentam formas irregulares em sua conjugação. Já os verbos “exaltar”, “generalizar”, “partir” e “resultar” são regulares. Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares.

Eles são verbos regulares porque o radical de cada um deles se mantém em todas as formas do paradigma, além de suas terminações seguirem o modelo da conjugação a que pertencem.

Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.