Como conjugar os verbos irregulares?

Perguntado por: alacerda6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Não existe regra para a conjugação de um verbo irregular. Em alguns verbos irregulares, as alterações ocorrem apenas nos radicais. Em outros, as alterações ocorrem apenas nas terminações. Em alguns casos, as alterações ocorrem tanto nos radicais como nas terminações.

Lista de Verbos Irregulares

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical e/ou têm desinência diferente daquela do verbo paradigma, isto é, acabado em -ar (primeira conjugação), -er (segunda conjugação) ou -ir (terceira conjugação).

Os verbos irregulares no passado em inglês usados com mais frequência são say, make, go, be, see, come, know, give, get, think, show, feel, write, tell e speak.

Verbo fazer - Verbo irregular da 2ª conjugação.

O que são verbos regulares e irregulares? Os verbos regulares são aqueles que ao serem conjugados não sofrem modificações em seu radical. Exemplo: O verbo cantar (radical: cant-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: cantei, cantassem, cantariam.

O verbo estar é um verbo irregular.

O que determina a classificação dos verbos é a forma como eles terminam, se é em –ar, –er, –ir ou –or. Dessa forma, verbos terminados em –ar, como cantar, pertencem à primeira conjugação. Já os verbos terminados em –er, como correr, pertencem à segunda conjugação.

Verbos regulares em inglês são aqueles que passam a terminar com "ed" ou "ied" quando falados no passado, por exemplo. Nada além disso! Verbos irregulares, por sua vez, não seguem nenhum tipo de padrão e possuem formas variadas de acordo com sua conjugação.

O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Ouça o texto abaixo! Os verbos da língua portuguesa são classificados em: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Simple present
Os únicos verbos irregulares são o verbo to be e o verbo have. Os regular verbs são formados pelo sufixo -s, salvo alguns casos: I work – she works.

Os verbos regulares terminam em “ed” e os irregulares estão na lista. Verbos REGULARES: grande parte dos verbos em inglês são regulares. Isso facilita muito, pois basta acrescentar “ed” ao final do verbo para transformá-lo no passado. Veja: worked, watched, kissed, asked, stopped, played, studied.

Ao estudar um novo verbo irregular, anote todas as formas dele em um caderno, celular ou computador para consultar quando necessário. Escreva também exemplos de frases para cada forma do verbo. Dessa maneira, fica mais rápido guardá-las e a consulta para saber mais sobre eles fica bem acessível.

Diferente dos verbos regulares, os verbos irregulares em inglês não seguem um padrão quando conjugados no passado. Neste caso, os verbos são escritos de modo diferente, como se fossem outra palavras, e não apresentam a terminação –ed. Com isso, as formas do passado e do particípio passado podem variar.

Por sofrerem tais mutações vocálicas no radical, esses verbos, ou, melhor, os pertencentes à 3. ª conjugação, vêm de regra incluídos no elenco dos VERBOS IRREGULARES.

Perder é um verbo irregular, apresentando uma alteração no seu radical de perd- para perc- em alguns tempos e pessoas verbais. Perdo e perda, com d, não são formas verbais do verbo perder. O correto é: eu perco, que você perca, que eles percam,…

O Verbo Ser sofre alterações profundas no seu radical, por isso, ele é classificado como verbo irregular anômalo.

receber

  1. Presente. eu. recebo. recebes. recebe. recebemos. recebeis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. recebi. recebeste. recebeu. recebemos. recebestes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. recebia. recebias. recebia. recebíamos. recebíeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. recebera. receberas. recebera. recebêramos. ...
  5. Futuro. eu. receberei. receberás. receberá receberemos.