Como conjugar o verbo ver no plural?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem.

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”.

A forma correta de escrita é verão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando na sílaba -rão. Verão é uma forma verbal do verbo ver, nomeadamente a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. Desta forma, eles verão que correspondemos aos seus desejos.

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

ou ver: aprenda a usar cada palavra
“Vê” nada mais é que o verbo ver conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como quando falamos ou escrevemos “ele vê”, “ela vê” etc.

vai-e-vem - nome masculino

singularvai-e-vem
pluralvai-e-vens

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Na língua portuguesa, o verbo vir é conjugado sem acento na 3. ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3. ª pessoa do plural: ele vem, eles vêm. Já os verbos derivados do verbo vir são conjugados com acento agudo na 3.

Visões é o plural de visão. O mesmo que: sonhos, devaneios, fantasias, ficções, ilusões, imaginações, quimeras.

Olhem - Dicio, Dicionário Online de Português.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

A pronúncia correta é “se eu vir”. Se você falava, por exemplo, “se eu ver sua filha, te aviso”, saiba que você estava errado. E a justificativa é muito simples: o futuro do subjuntivo. O verbo 'ver' tem o sentido de 'enxergar, notar, observar, presenciar'.

3. Assim, com o verbo ver, poder-se-á, dependendo dos contextos, utilizar as expressões tem que ver ou tem de ver; mas, com o verbo vir, só se poderá utilizar a expressão tem de vir.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

Pode vir ou pode vim: qual o certo? Seguindo a norma da conjugação do verbo no presente do indicativo, o correto seria "pode vir".