Como conjugar o verbo pôr no futuro?

Perguntado por: amatias4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Indicativo

  1. Presente. euponho. tupões. elepõe. nóspomos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupunha. tupunhas. elepunha. nóspúnhamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupus. tupuseste. elepôs. nóspusemos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupusera. tupuseras. elepusera. nóspuséramos. ...
  5. Futuro do Presente. euporei. tuporás. eleporá ...
  6. Futuro do Pretérito. euporia. tuporias. eleporia.

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O verbo “pôr” é irregular, portanto, no futuro do subjuntivo, deve-se empregar a forma puser. O mesmo acontece com outros verbos irregulares como “ter” (tiver), “vir” (vier) e “ver” (vir).

Significado de Ponho
Ponho vem do verbo pôr. O mesmo que: coloco, disponho, exibo, pouso, assento, boto, incuto, introduzo, meto.

Palavras relacionadas a futuro

  • futuro. futuridade. futurição. porvir. tempo vindouro. destino. horizonte. sorte. devir. depois. fortuna. ...
  • chegada. vinda. advento. advento do tempo. volta. regresso. tornada. torna-viagem.
  • presságio. prognóstico. profecia. augúrio. previsão. prenúncio. horóscopo. pressentimento. predição. vaticínio. programa.

Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.

As palavras viram e virão existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, referem-se a verbos e tempos verbais diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes.

Na linguagem informal (principalmente no português falado), o futuro do presente pode ser composto pela locução verbal formada pelo verbo IR no presente mais o infinitivo do verbo principal: Amanhã vou viajar logo que o sol nascer. Eles não vão chegar a tempo para o jantar. Vamos comer sozinhos.

Indicativo

  1. Presente. euescrevo. tuescreves. eleescreve. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euescrevia. tuescrevias. eleescrevia. ...
  3. Pretérito Perfeito. euescrevi. tuescreveste. eleescreveu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euescrevera. tuescreveras. eleescrevera. ...
  5. Futuro do Presente. euescreverei. tuescreverás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euescreveria. tuescreverias.

Going to no Simple Future
A frase afirmativa desta estrutura verbal é formada pelo sujeito + verbo to be + going to, seguido do infinitivo do verbo principal sem 'TO'.

O futuro indica algo que se realizará. No modo indicativo, ele e é usado para situações que se realizarão depois do momento em que falamos ou para situações que se realizariam, se não fossem interrompidas por uma situação passada. 1. Futuro do presente - o futuro do presente exprime uma ação que irá se realizar.

Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala. Ex.: Ontem eu fiz uma série de exercícios. Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala.

Como o verbo é irregular, a forma correta é quando o sol se puser, no futuro do subjuntivo, que é um tempo é derivado.

O Futuro do Subjuntivo é um tempo verbal que indica uma ação que ocorrerá no futuro. Ele expressa a possibilidade de que em breve algo irá acontecer e geralmente, acompanha o termo “quando”.

Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante, por aqui;por ali;por favor;por isso;por enquanto. Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,... pôr a mesa;pôr do sol;pôr a mão no bolso;pôr a culpa em você;pôr os pés no sofá.

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

Estar ou ficar num dado lugar imaginado; imaginar-se: não me ponho no seu lugar! Sair da linha do horizonte: o Sol está prestes a se pôr. verbo transitivo direto e pronominal Dispor-se de um determinado modo; colocar-se numa dada posição: ponha a cabeça para baixo; ponha-se de pé!