Como conjugar o verbo haver no pretérito perfeito do indicativo?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Pretérito perfeito: houve, houveste, houve, houvemos, houvestes, houveram. Pretérito mais-que-perfeito: houvera, houveras, houvera, houvéramos, houvéreis, houveram.

O pretérito perfeito composto do subjuntivo aponta um fato passado, mas incerto. O pretérito mais-que-perfeito expressa uma ação passada em relação a outra ação passada. O pretérito imperfeito indica um fato passado que ocorre continuamente.

estudar

  1. Presente. eu. estudo. estudas. estuda. estudamos. estudais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. estudei. estudaste. estudou. estudámos. estudastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. estudava. estudavas. estudava. estudávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. estudara. estudaras. estudara. estudáramos. ...
  5. Futuro. eu. estudarei. estudarás. estudará estudaremos.

O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.

Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.

Indicativo

  1. Presente. euescrevo-o. tuescreve-lo. eleescreve-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euescrevia-o. tuescrevia-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. euescrevi-o. tuescreveste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euescrevera-o. tuescrevera-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euescrevê-lo-ei. tuescrevê-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euescrevê-lo-ia. tuescrevê-lo-ias.

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Formação do pretérito imperfeito para verbos regulares
Para formar o pretérito imperfeito, utilizamos as terminações adequadas para cada conjugação verbal. Nos verbos regulares terminados em “-ar,” como “cantar,” “andar” e “falar,” a formação é simples e segue o seguinte padrão: Eu cantava. Tu cantavas.

Conjugação do verbo amar no pretérito mais-que-perfeito: eu amara/ tu amaras/ ele amara/ nos amáramos/ vós amáreis/ eles amaram.

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite.

Pretérito mais-que-perfeito composto:
O pretérito mais-que-perfeito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” (ou “haver” na linguagem formal) no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal: Exemplo: Verbo telefonar: nós tínhamos telefonado.

Terminações do pretérito mais-que-perfeito do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ara. (Tu) radical + -aras. (Ele) radical + -ara. (Nós) radical + -áramos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -era. (Tu) radical + -eras. (Ele) radical + -era. (Nós) radical + -êramos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O modo indicativo é um dos três modos verbais. É usado para apontar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de terem ocorrido no passado, de ocorrerem no presente ou no futuro. Assim, é usado em contextos que indicam que essas ações de fato podem se concretizar. reais ou certas de ocorrer.

Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito.

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito.

Verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo estudarVerbo trabalhar
(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam(eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam