Como congelar suco de limão e não ficar amargo?

Perguntado por: nlancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Coloque o suco em bandejas de gelo e se as suas não tiverem tampas, pode colocar um plastico filme para que não pegue cheiro ou gosto de outros alimentos no freezer. Assim que estiverem congelados, tire eles da bandeja, coloque em um saco plastico bom boa vedação e volte para o congelador.

Arranje as fatias de limão bem espaçadas em uma assadeira e congele. Caso você ignore este passo, as fatias ou pedaços congelarão juntos e formarão um "bloco". Deixe os limões no congelador por duas a três horas ou até que estejam totalmente resfriados.

Uma das formas práticas de como congelar suco natural pronto é utilizar garrafas herméticas, visto que elas impedem a proliferação de fungos e bactérias.

Como o limão inteiro não pode ser armazenado no freezer, o truque é fazer um suco (sem açúcar), despejar em forminhas de gelo e levar ao congelador. Assim, a fruta em porções dura meses e pode ser usada nas mais variadas receitas.

Ele é considerado também um espectro anti-microbiano contra infecções bacterianas e fungos. É eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão sanguínea quando é muito alta, é um anti-depressivo e combate o stress e os distúrbios nervosos.

Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres. O limão congelado traz diversos benefícios para o tratamento de várias doenças.

Adicione pelo menos meio limão (fatiado com casca e tudo) a 250 ml de água. Você também pode usar apenas o suco do limão. Entretanto, tenha em mente que dessa forma você vai perder os nutrientes e as fibras encontradas na casca e no bagaço da fruta.

Resposta verificada por especialistas
O suco de limão oxida muito rapidamente, por isso ele fica amargo, além disso, por ser um suco, ele é rico em carboidratos e esses são facilmente fermentados por bactérias fermentadoras. Quanto mais cítrica for a fruta, maior a sua capacidade de oxidação, e isso é um problema.

A dica de armazenar limão na água, porém, só vale se ele estiver inteiro. Depois de cortada, a fruta deve ser consumida em, no máximo, três dias, e a metade não utilizada deve ficar na geladeira em um pote com tampa ou embalada em papel filme.

Guarde os limões excedentes em um saco bem fechado na geladeira. Coloque-os em um saco hermético e tire o máximo de ar possível. Nesse estado, o limão pode preservar o suco e o sabor por até quatro semanas. A temperatura ideal de armazenamento de limões maduros é entre 5 ºC e 10 ºC.

Em temperatura ambiente. Tire as cascas e as sementes e cortar em fatias. Com açúcar e ácido ascórbico ou limão. Na geladeira.

Antes de entender especificamente sobre o ato de guardar o limão na geladeira, é preciso lembrar que ele estará cortado. Isso significa que a polpa da fruta ficará exposta ao oxigênio. Em outras palavras, boa parte dos nutrientes do limão serão perdidos por conta da oxidação, principalmente as vitaminas.

Depois de lavar bem a fruta, coloque-a no congelador (em um saco vedado) e só retire quando estiver bem congelada. Depois utilize um ralador para raspá-la, sem descascar. Uma ótima técnica, para quem não é muito chegado na ideia de frutas no freezer, é congelar apenas a casca ralada.

Basta lavar bem, descascar, retirar o caroço e bater no liquidificador. Depois é só dividir nas porções desejadas e retirar bem o ar para evitar a formação de cristais de gelo, que vão comprometer o sabor. Nesse processo não se deve utilizar água e nem açúcar. Colocar água ou adoçar, só após o descongelamento.