Como congelar queijo mussarela fatiado?

Perguntado por: aevangelista5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para os queijos fatiados, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira-os para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses. Quando for descongelar, deixe-o na geladeira por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.

Já prato, muçarela, estepe, camembert e brie mantêm as propriedades, assim como a manteiga. Prazo: queijos, até oito meses, e manteiga, até seis meses.

Coloque-o no meio de um prato, tigela ou panela segura para ir ao micro-ondas. Levar um queijo ao micro-ondas é o método mais rápido para descongelá-lo, mas também pode retirar o soro de leite e o leite do queijo, o que o deixará oleoso ou molhado.

Todo alimento pode ser congelado, desde os embutidos, laticínios e até os frios, mas é preciso se manter atento ao realizar o processo de descongelamento. É indicado que os atacadistas busquem seguir as recomendações de congelamento e descongelamento dse frios.

Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias.

No caso do queijo fatiado Valformoso, este deverá ser envolvido por papel vegetal ou por uma folha de papel de rolo de cozinha, de forma a evitar que perca a sua viscosidade e adquira outros sabores. Depois de envolvido pelo papel, deverá ser disposto numa caixa de vidro com tampa vulgo tupperware bem fechado.

Dá uma olhada nas dicas!

  • Queijos amarelos podem ser congelados sem alterar suas características. ...
  • Queijos brancos ou azuis não devem ser congelados. ...
  • Congele os queijos em sacos herméticos e divida em pequenas porções.

O presunto pode, sim, ser congelado: inteiro, em fatias, em cubinhos ou como quiser. Mas perderá muito em sabor e, em especial, na textura. Se o procedimento for necessário, prefira peças maiores, que sofrem menos com o descongelamento.

Mantenha o queijo em um recipiente que não deixa o ar entrar. O queijo gruda porque ele resseca. O melhor que testei até agora é usar um saquinho e fechar ele com um nó.

Requeijão pode ser congelado na embalagem. Congele os queijos em porções adequadas para consumir rápido. Caso contrário ransificará. Os queijos podem ser embalados em alumínio e saco plástico.

Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumí-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.

seis meses

Não é recomendado que mantenha o queijo no congelador durante mais de seis meses, sendo este o limite de tempo máximo. Para além disso, a aplicação desta técnica dependerá, tal como no caso do frigorífico, da dureza do queijo.

Para conservar o queijo fresco embrulhe-o num pano de prato ou saquinho plástico (papel filme tbm dá certo) e guarde-o na geladeira. Tirar de lá 1 hora antes de consumir. (se não conseguir 1 hora antes, pelo menos tire com um cadinho de antecedência). Na geladeira você vai conservar o queijo fresco por mais tempo.

O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.

Qual a melhor maneira de se armazenar alimentos embutidos? Os alimentos embutidos como o presunto, bacon e salame podem sim ser congelados, porém essa maneira de realizar o armazenamento de frios não é o mais adequado, pois o sabor dos alimentos pode sofrer alterações.