Como congelar o gengibre?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Congelar o gengibre é um ótimo método de conservação para evitar o apodrecimento e desperdício da raiz. É só descascá-lo e colocá-lo em um recipiente no congelador. Se preferir, pique-o primeiro para facilitar o seu preparo. No freezer, o gengibre pode durar até seis semanas.

O chá deve ser tomado só no dia em que se faz, ou podemos guardar na geladeira para tomar no dia seguinte também? Pode guardar para o dia seguinte na geladeira, sem problemas.

Mas é obrigatório descascar gengibre? Não, de todo! Especialmente se utilizar gengibre de produção biológica pode utilizá-lo na sua totalidade, juntamente com a casca. Para isso, é muito importante se a raiz for bem lavada.

Protege os músculos, o coração e o sistema nervoso
Os compostos anti-inflamatórios presentes no gengibre inibem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e diminuindo o risco de doenças como infarto, aterosclerose e derrame.

Congelar o gengibre é um ótimo método de conservação para evitar o apodrecimento e desperdício da raiz. É só descascá-lo e colocá-lo em um recipiente no congelador. Se preferir, pique-o primeiro para facilitar o seu preparo. No freezer, o gengibre pode durar até seis semanas.

Corte o gengibre descascado em rodelas.
Se souber que vai cozinhar o gengibre em rodelas, você pode descascá-lo, cortá-lo nessa forma e, em seguida, colocá-lo numa tigela de vidro ou em outro recipiente aberto que possa levar ao congelador.

O gengibre tem ação analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, por isso auxilia na perda de peso, trata azias, enjoos e resfriados, alivia cólicas menstruais e dores musculares, combate infecções e protege contra úlceras.

O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta.

Como ralar gengibre
Retire a casca do gengibre usando a ponta de uma colher ou um descascador de legumes para deixá-lo pronto a ralar. Ainda, prefira o gengibre congelado uma vez que é bem mais fácil de ralar. Uma vez ralado, utilize o gengibre imediatamente ou coloque-o no congelador.

É indicado para pessoas com problemas respiratórios. Por ter uma ação anti-inflamatória e descongestionante, o chá de gengibre também é indicado para pessoas que sofrem com problemas respiratórios - como asma, bronquite e sinusite.

Para que o chá de gengibre mantenha os seus benefícios, é importante não ferver a raiz com a água. O chá deve ser preparado da seguinte forma: Lave bem a raiz do gengibre. Corte em pedaços pequenos ou rale a raiz.

Quais as contraindicações do chá de gengibre? Pessoas com hipertireoidismo ou que usam insulina, medicamentos coagulantes, para pressão alta ou para problemas cardíacos, devem procurar um médico antes de inserir o gengibre regularmente na alimentação.

Sabendo disso, o ideal é manter o cuidado, evitando os excessos. A quantidade recomendada para uso diário do gengibre é de 3 a 4 gramas.

"As cascas, sementes, entrecascas, folhas, talos e bagaços que jogamos fora são riquíssimos em vitaminas, minerais e fibras, e podem ser utilizados em diversos preparos mais baratos.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do gengibre? O gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido. O gengibre também pode provocar desconforto digestivo e causar um gosto desagradável na boca. O gengibre pode aumentar o risco de hemorragia.

Médicos chineses normalmente prescrevem gengibre para tratar os sintomas de gripes e resfriados. A raiz age como um anti-histamínico e descongestionante, combatendo os sintomas. A raiz serve também para tratar dores de garganta.

Para preparar a água, deve-se adicionar de 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em 1 litro de água gelada, trocando as rodelas de gengibre diariamente para obter seus benefícios.