Como congelar o camarão?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.

seis meses

O camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer. Os mariscos podem ficar entre três e quatro meses no freezer. Já polvos e lulas de dois a três meses. Podem ser congelados por até seis meses.

Retire a cabeça antes de congelá-lo. Puxe a cabeça do camarão com as mãos ou corte com uma faca. Diferentemente do cozido, não remova a casca ou as veias do camarão cru, que fica melhor conservado se deixado na casca durante o congelamento.

Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.

CAMARÃO CONGELADO
Como descongelar: é possível descongelar na geladeira, no micro-ondas (siga as instruções do fabricante) ou diretamente na panela. Neste último caso, o camarão solta mais líquido e demora mais para dourar.

Quando descongelado, o ideal é que o camarão seja preparado e utilizado por completo. Uma vez descongelado, o crustáceo não deve ser congelado novamente, para não ter suas características originais alteradas.

“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

O metabissulfito de sódio (INS 223) é o aditivo mais empregado como conservante, sendo comum à sua utilização na embarcação após a captura do camarão, que imersos em tanques contendo água com gelo e solução do aditivo, para provocar uma morte rápida e inibir a melanose.

O segredo para o preparo correto do camarão congelado é deixar o fruto do mar descongelar por tempo suficiente antes de misturá-lo aos outros ingredientes. Depois que ele soltar toda a água, dá para colocá-lo em uma panela com água fervendo, em uma frigideira ou no forno preaquecido e cozinhar um prato delicioso.

Com o camarão cozido congelado, basta pegar a quantidade de produto que você vai precisar para o seu preparo, adicionar o produto ao molho, selar e utilizar. Mas atenção: o camarão cozido não precisa de pré cocção. Como ele já vem cozido desde a indústria, basta adicioná-lo ao molho ou levá-lo ao forno.

Para avaliar o camarão fresco ou congelado, você deve estar atento à curvatura do corpo, o qual não deve deixar escapar facilmente e o cefalotórax. No camarão vannamei cultivado, deverá aparecer a coloração dos músculos, se mantendo de forma consistente, com os olhos bem pretos e a carapaça aderente ao corpo.

Antes de limpar e tirar a tripa dos camarões, sejam eles congelados, cozidos ou crus, você deve deixá-los descongelar durante a noite. Também é possível descongelar os camarões em uma tigela de água fria na pia. Isso apenas levará de 20 a 30 minutos. Coloque o camarão em um coador e lave-o bem com água fria.

Descongele o marisco rapidamente mergulhando-o na água fria. Outra opção é colocá-lo em uma tigela tampada e deixar descongelar na geladeira durante a noite. Você também pode deixá-lo em água fervente por um minuto para descongelá-lo.

Limpe o peixe antes do congelamento. Limpe os restos de sangue e remova todas as escamas, assim como as tripas caso isso não tenha sido feito na peixaria. Tire a umidade do peixe. Para isso, use papel absorvente para secá-lo antes de colocá-lo no freezer.

Para isso, encha uma panela com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque os camarões e cozinhe por 1 a 2 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no calor da água por mais 8 minutos.

Camarão cinza: é da mesma espécie do camarão rosa, mas com tonalidade mais opaca e menos carne. Este é o tipo de camarão mais cultivado no mundo, inclusive no Nordeste do Brasil.

A espuma é resultado de uma menor quantidade de água recirculando aliada a excreção de urina (o poro excretor de urina fica ao lado da boca do animal, local onde também fica o poro exalante por onde a água sai da câmara branquial para recircular).

Dá para congelar. O bobó dura até 2 dias na geladeira e 3 meses no congelador. Já o caldo de camarão dura 5 dias na geladeira e até 6 meses no congelador.

Como armazenar:
– Caso o camarão tenha sido comprado já congelado, ele poderá ficar no freezer por um ano. – Para não perder a cor e o sabor na hora de descongelar, o ideal é que o processo seja feito bem lentamente. Na véspera de preparar, tire o camarão de dentro do freezer e coloque na geladeira.