Como congelar mandioca cozida ou crua?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Caso não vá utilizar, o jeito mais fácil de armazenar é congelar a mandioca crua. Coloque os pedaços descascados e lavados em sacos plásticos e congele. Na hora de usar, a mandioca vai do congelador direto para a panela de pressão com água e não perde nenhuma das suas características de sabor ou textura.

Para fazer o congelamento da mandioca cozida, o ideal é congelar ela em aberto, dentro de um pote, separando pedaços por pedaços. Coloque em pequenas porções dentro de sacos plásticos retirando o máximo possível de oxigênio. Em seguida, basta fazer o congelamento.

Quando a água ferver, coloque a mandioca congelada e deixe cozinhar por 5 minutos. Após esse tempo, adicione um copo de água fria na panela, para dar um choque térmico. Tampe e deixe cozinhar por uns 30-40 minutos ou até a mandioca ficar macia, pronta para comer.

Dura uma semana na geladeira e até três meses no freezer.

Esse problema nada mais é do que uma defesa da planta, da raiz, para evitar perda da água. O azulamento começa a ocorrer nos vasos que levam a água do solo para as raízes da mandioca. Isso acontece com todas as variedades, com maior ou menor intensidade.

Durante o armazenamento, a mandioca escurece rapidamente, deixando a polpa com listas escurecidas. A rapidez de escurecimento pode ser reduzida se as raízes forem mantidas em lugares bastante úmidos. A desidratação limita a vida útil da mandioca fresca em cerca de uma semana.

A mandioca é nossa velha conhecida. A raiz se conserva bem na geladeira até por dois dias. Descasque, corte em pedaços e ponha numa tigela. Cubra com água, tampe e leve à geladeira.

O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas. Um bom teste para ter certeza de que está tudo certinho é separar a casca do miolo com os dedos. Se ela se soltar com facilidade, quer dizer que seu aipim está perfeito para ser cozido com facilidade!

No caso da mandioca ter sido colhida no dia anterior ao processamento, é possível armazená-la durante a noite em tanques com água. O período de imersão em água não pode ultrapassar 12 horas, para prevenir a fermentação das raízes e consequentemente sua deterioração.

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

– Você pode congelar a sua abóbora! Como congelar abóbora? – Para congelar uma abóbora crua em pedaços, descasque, retire as sementes (com uma colher) e corte a polpa em pedaços de 2 a 3 cm. Coloque os pedaços em sacos de congelação e tome cuidado para não colocar muitas em cada saco.

A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.

Como congelar
Caso não vá utilizar, o jeito mais fácil de armazenar é congelar a mandioca crua. Coloque os pedaços descascados e lavados em sacos plásticos e congele. Na hora de usar, a mandioca vai do congelador direto para a panela de pressão com água e não perde nenhuma das suas características de sabor ou textura.

Enquanto a mandioca descongelar, ela irá soltar água e ficará amolecida.

Para cozinhar mandioca congelada, vamos precisar de mandioca congelada e água. Primeiramente é fundamental salientar que para cozinhar mandioca congelada ela “não pode ser descongelada antes do preparo”, teremos que retirar do freezer e colocar direto na panela comum ou na panela de pressão.

A deterioração fisiológica ocorre em 48-72 horas depois da colheita, e é mais importante para a mandioca de mesa do que para a mandioca destinada à indústria porque altera a aparência do produto e ocasiona perdas (LORENZI, 2003).