Como congelar mais de uma coluna no Excel 2010?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Para congelar várias colunas, selecione a coluna à direita da última que você quer congelar e clique em Congelar Painéis. Digamos que você queira congelar as quatro linhas superiores e as três colunas na extremidade esquerda. Para isso, basta selecionar a célula D5 e depois, na guia Exibir, clicar em Congelar Painéis.

Selecione uma célula à direita da coluna que deseja travar.
As colunas congeladas continuarão visíveis quando você rolar a página pela planilha. Se quiser congelar mais de uma coluna, você pode repetir o processo individualmente ou segurar Ctrl (Windows) ou Cmd (Mac) para selecionar as células e congelá-las de uma vez.

Congelar ou descongelar linhas ou colunas

  1. No computador, abra um arquivo no Planilhas Google.
  2. Selecione uma linha ou coluna que você quer congelar ou descongelar.
  3. Na parte superior, clique em Visualizar. Congelar.
  4. Selecione quantas linhas ou colunas você quer congelar.

Selecione a célula abaixo das linhas e à direita das colunas que quer manter visíveis quando se desloca. Selecione Ver > Fixar Painéis > Fixar Painéis.

Travar células no Excel é muito simples, veja como funciona com o auxílio do passo a passo abaixo:

  1. Selecione a (s) célula (s) que deseja bloquear;
  2. Clique na guia “Página inicial” da planilha do Excel;
  3. Clique em “Formatar”, opção localizada no lado direito da tela;
  4. Role para baixo e clique em “Bloquear célula”.

Então, basta posicionar o cursor do mouse encima da célula desejada e pressionar a tecla F4 para congelar.

Comparando duas colunas no Excel
Passo 1: selecione a célula ao lado da primeira linha de valores. Passo 2: nesta célula, digite a fórmula “= (nome da célula onde está a informação na primeira coluna) = (nome da célula onde está a informação na segunda coluna), mas sem aspas. Por exemplo: =A2=B2.

Combinar dados usando a função CONCAT
Digite =CONCAT(. Selecione a célula que deseja combinar primeiro. Use ponto e vírgula para separar as células que você está combinando e use aspas para adicionar espaços, ponto e vírgula ou outro texto. Feche a fórmula com um parêntese e pressione Enter.

Selecione os dados (incluindo linhas ou colunas de resumo). Na guia Dados, no grupo Outline, clique em Agrupar > Linhas de Grupo ou Colunas de Grupo. Opcionalmente, se você quiser estruturar um grupo interno e aninhado, selecione as linhas ou colunas dentro do intervalo de dados descrito e repita a etapa 3.

Congelar e descongelar linhas e colunas

  1. Considere que... ...
  2. Clique na guia Exibição e em seguida no botão Congelar Painéis.
  3. Selecione a opção Descongelar Painéis do menu exibido.

Como congelar linhas ou colunas no Microsoft Excel
Basicamente, basta selecionar a área que deseja congelar ou usar os padrões. Selecione Exibir, no menu do Excel; Clique em Congelar Painéis; Escolha Congelar Primeira Coluna.

Use o recurso AutoPreenchimento para preencher células com dados que sigam um padrão ou que tenham base em dados de outras células.

Em Excel, você pode inserir os mesmos dados em várias planilhas sem retyping ou copiar e colar o texto em cada uma delas. Por exemplo, você deseja colocar o mesmo texto de título em todas as planilhas em sua pasta de trabalho.

Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).

Selecione o intervalo de células, a tabela ou a planilha inteira aos quais você quer aplicar a formatação condicional. Na guia Página Inicial, clique em Formatação Condicional e em Nova Regra. Escolha um estilo, por exemplo, escala de 3 cores, selecione as condições que você deseja e, em seguida, clique em OK.

Para fixar células no excel é bem simples. Basta utilizar o símbolo $ na referência de coluna e/ou linha dentro da fórmula. Ao invés de digitar o $ você pode utilizar a tecla F4 com o cursor na referência a ser travada.

Isso quer dizer que ao fixar a linha e coluna a célula vai permanecer a mesma ao arrastar uma fórmula (ou copiar e colar). Desta forma o Excel não vai “conseguir” alterar essa referência, pois ela foi fixada em linha e coluna.