Como congelar kefir de leite e por quanto tempo?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Feche bem o recipiente e reserve no congelador pelo tempo que preferir - os grãos podem ficar em resfriamento por até 2 anos, mas o estoque deve ser renovado a cada ano.

Depois de congelado ou desidratado o Kefir precisa ser ativado. Se congelado, retire do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente. Jamais tente acelerar o processo de descongelamento dentro do microondas ou adicionando líquido quente, isso irá matar os grãos de Kefir.

O kefir pode ficar na geladeira e o iogurte de kefir na geladeira costuma durar uns 10 dias, sendo que esse tempo é variável.

Se o kefir que você está produzindo estiver muito ácido para o seu paladar, experimente reduzir o tempo de fermentação. O tempo mínimo de atuação para obter o líquido é de 8 horas. Caso você esteja acostumado deixar por 48 horas, tente coar após 24 horas.

Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra

  1. Coloque o kefir na geladeira com mais leite ou água com açúcar caso vá fazer uma viagem curta. ...
  2. É preciso ver se o kefir está no ponto para ser coado. ...
  3. Congelar o kefir no freezer em viagens longas. ...
  4. Deixar os utensílios do kefir apenas para ele.

Coe seu kefir e coloque cerca de 1 colher de sopa em cada saquinho. Não precisa lavar nem acrescentar água ou leite. No caso do kefir de água, deixe os grão secando por meia hora sobre papel-toalha, para desidratá-lo.

A fermentação do kefir leva à uma pequena produção de álcool e por isso pode ser prejudicial para portadores de doenças do fígado. A ingestão excessiva de kefir também pode causar problemas como dores abdominais e diarreia, e por isso não é indicado consumir mais de 1 copo de kefir por dia.

Os derivados do kefir continuam fermentando, mesmo depois de coados. O soro pode congelar por até 12 meses para depois usar. O iogurte se congelado o prazo é o mesmo.

Como hibernar o seu Kefir?

  1. – Depois, coloque seus grãos lavados em um pequeno pode de vidro que contenha tampa, ...
  2. – Passado este tempo, coloque-os no congelador, (o kefir pode ficar congelado por até 1 ano), ...
  3. – Assim que a colônia atingir a temperatura ambiente, comece o processo para obtenção do iogurte como de costume.

Nunca manipule os grãos de Kefir com material de metal, isso irá matá-los. Use coador e colher, preferencialmente, de plástico ou madeira (inox também pode). Para cultivar o Kefir dê preferência a jarras e recipientes de vidro, sempre bem limpos, porque eles não interferem no desenvolvimento do Kefir.

O kefir pode garantir vários benefícios, entre eles, melhora da imunidade, inibição do crescimento de tumores, regula níveis de colesterol, os microrganismos presentes no kefir são capazes de inibir o crescimento de bactérias “ruins” no intestino evitando um desequilíbrio na microbiota intestinal e pode auxiliar na ...

Quando for preparar seus grãos sempre olhe a cor e a textura, os que não estiverem brancos e sim marrom, rosa, amarelo ou qualquer outra cor que não seja branco, retire-os e jogue fora. Se todos os grãos estiverem de cor diferente ao branco, significa que seu kefir estragou.

Como o kefir é naturalmente irregular e azedo, é difícil dizer com certeza se ele está estragado ou se está morto, mas um sinal pode surgir quando ele começar a mudar de cor, de branco cremoso para azul esverdeado ou laranja. Outra condição é o crescimento de fungos.

Segundo Marielle, você também pode colocar uma colher rasa de chá de açúcar mascavo ou melado. “Mas a quantidade deve ser menor, pois para o processo fermentativo será utilizada também o açúcar do leite como substrato energético - a famosa lactose”.

"A estagnação do crescimento do kefir pode ser porque a colônia ficou muito tempo com a alimentação baixa em nutriente ou porque o ambiente está frio, o que também trava o crescimento. É algo normal e requer paciência. Precisa identificar se realmente parou de crescer ou se o crescimento está muito devagar", explica.

Durante a fermentação há a liberação do CO2, o que poderia fazer com seu frasco ou tampa se quebrasse. Porém, tomando-se o cuidado de não encher o frasco mais do que 2/3 de sua capacidade, pode-se utilizar uma tampa bem apertada, sem prejuízo aos grãos. Desta forma é possível a preparação de um Kefir mais frisante.

É bem simples, para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, mexa bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.

O tempo de fermentação também pode sofrer alterações se a temperatura estiver alta, atingindo 48 horas ou menos. Se for necessário interromper o cultivo para sair de férias, por exemplo, é possível armazenar-lo por até 3 semanas na geladeira, em um recipiente tampado com tecido.