Como congelar folhas de alface?

Perguntado por: afurtado9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Vale lembrar que a alface não tolera congelamento. Para consumi-las, deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, sem esquecer de deixá-las de molho em solução de água sanitária por 30 minutos. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada.

Forre um lado do saco para alimentos (famoso zip) com umas 3 camadas de papel toalha e coloque por cima as folhas, retire todo o ar que conseguir e mantenha na geladeira na parte de guardar frutas e verduras. Pronto! Alface limpo, picado e crocante por muito mais tempo.

Já nessa sugestão, a alface inteira é enrolada com papel-toalha. Depois disso, é hora colocá-la em um saco zip, remover o ar e levá-la para geladeira. Assim, sua alface pode durar até 2 semanas.

Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada. A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.

Para o armazenamento, pegue um recipiente com tampa adequado para congelamento; Coloque a couve em pequenas quantidades, certificando-se que elas estão bem secas; Preencha o espaço do recipiente por completo, amassando para evitar o acúmulo de ar; Por fim, coloque a couve no congelador e armazene pelo tempo que quiser.

Sendo assim, busque lavar alface adicionando hipoclorito de sódio à água, um produto facilmente encontrado em farmácias e mercados. Geralmente, o recomendado é adicionar uma colher de sopa para cada litro de água utilizado na limpeza. Deixe o alface de molho por 15 minutos.

Como guardar folhas na geladeira

  1. 1 – Elimine os micro-organismos. Comece lavando as folhas em água corrente. ...
  2. 2 – Seque bem. Quanto mais você secar as verduras após lavá-las, mais vida útil na geladeira você garante para elas. ...
  3. 3 – Use o papel-toalha. ...
  4. 4 – Congele!

Para deixar o alface crocante de novo, comece lavando folha por folha e deixando a verdura de molho na água por cerca de 30 minutos. Seque bem as folhas em uma centrífuga ou um pano de prato limpo. É muito importante que elas fiquem bem sequinhas para durar mais tempo.

Fato é que, de acordo com o professor de Química da Maurício Teruo Hayashi, do Colégio Anglo Indaiatuba, se você cortar com faca, pode acontecer a degradação de alguns componentes da alface, que podem até ter valor nutritivo considerável, “por meio de uma reação química com o metal da faca”.

Seguindo essas dicas do blog do TudoGostoso, a sua alface pode durar até 12 dias lavada e fresquinha na geladeira!

O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.

A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.

A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.

Por isso, o melhor local dentro da sua geladeira é na parte de baixo. Lá tende a ser um pouco menos frio e é o lugar perfeito para guardar verduras. A segunda dica é guardar suas folhas em potes. Lave e seque bem e, na hora de guardar no pote, coloque algumas folhas de papel toalha para absorver o restante da umidade.

Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar.

Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

A grande maioria das hortaliças podem ser congeladas. Entre os mais comuns estão brócolis, cenoura, abóbora, vagem, ervilha, pimentão e couve-flor. Existem, porém, exceções, dentre eles, os vegetais folhosos, como alface, rúcula e agrião.

Dá para congelar couve crua? Sim. Embora o processo de branqueamento prolongue a vida útil da couve congelada, é possível congelar a couve crua, o que irá preservar muito bem os nutrientes.

Encha a tigela com água gelada; Escorra a água novamente; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; Congele.

R: Sim, é possível congelar o purê de batata em porções individuais para facilitar o descongelamento e reaquecimento posteriormente. Basta dividir o purê de batata em porções individuais e congelar em recipientes herméticos ou sacos de congelação adequados para freezer.