Como congelar Couve-flor crua?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Separe o brócolis e a couve-flor em pequenas quantidades, normalmente o que você costuma consumir nas refeições. Coloque-os em saquinhos plásticos ou potinhos separados por porções. Agora é só colocar no congelador!

Para o armazenamento, pegue um recipiente com tampa adequado para congelamento; Coloque a couve em pequenas quantidades, certificando-se que elas estão bem secas; Preencha o espaço do recipiente por completo, amassando para evitar o acúmulo de ar; Por fim, coloque a couve no congelador e armazene pelo tempo que quiser.

A melhor maneira de descongelar os vegetais
1 – Pegue um pote com o vegetal da sua escolha (milho, cenoura, espinafre, brócolis, couve-flor etc.) e tire do congelador. Reserve por cinco minutos. Se preferir, pingue algumas gotas de limão por cima.

A resposta é simples: você pode congelar esses legumes crus, mas não é aconselhado pois a textura e sabor serão alterados. Para melhor preservar o sabor, textura e nutrientes destes legumes, o ideal é escaldar ou branquear os legumes antes de congelar.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido. Para congelar esse alimento cru, é necessário fazer o processo de branqueamento; para congelar esse alimento cozido, é necessário deixá-lo com uma textura mais firme do que você está acostumado a comer, já que para descongelá-lo você irá levá-lo novamente ao fogo.

Para congelar a couve crua, comece lavando as folhas. Você pode deixar de molho em água com uma pequena dose de água sanitária, para tirar os micro-organismos. Em seguida basta secar cada folha e congelar dentro de um saco ou recipiente plástico. Será ainda melhor congelar em porções individuais.

Quanto tempo a couve congelada dura? Caso tenha sido branqueada, a couve pode ficar congelada por até 1 ano. Já a couve não branqueada deve ser consumida em até 2 meses.

A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.

Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. Em seguida, distribua as folhas de couve ou a couve picada por cima. Caso tenha uma quantidade grande de couve, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo.

Os floretes da couve-flor, parte mais sensível do alimento, podem ficar facilmente danificados, o que causa escurecimento e surgimento dos pontinhos pretos. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), estas manchinhas sinalizam início de apodrecimento.

Prefira congelar seus verdes já preparados. Um maço de couve cru colocado no freezer vai perder totalmente sua textura. No entanto, a couve picada, refogada e temperada com sal e pimenta-do-reino KITANO pode ser levada ao congelador sem medo.

O branqueamento trata-se de uma técnica de conservação de alimentos que baseia-se na aplicação de calor, com o intuito de inativar enzimas. Usado para prevenir o escurecimento enzimático de frutas e hortaliças durante o armazenamento destes (FELLOWS, 2018).

Branqueamento de alimentos: como fazer?

  1. Ferva o vegetal de 1 a 3 minutos. Para vegetais mais macios como repolho e brócolis o ideal é um minuto. ...
  2. Após a fervura mergulhe em água com gelo por 1 minuto para resfriar.
  3. Escorra bem e coloque em saquinhos bem fechados retirando todo o ar.

Branquear, em resumo, é o mesmo que escaldar os alimentos em água fervente e depois dar um choque térmico nesses ingredientes com água gelada.

É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.