Como congelar a água em um segundo?

Perguntado por: oamorim9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Coloque o acetato de sódio em um recipiente de vidro. Aqueça a substância no micro-ondas e deixe ele repousar para que a temperatura seja perdida vagarosamente. O acetato é congelado em temperaturas próximas aos 55 graus, mas em repouso (e se mantendo puro), ele pode ser esfriado ainda mais, sem congelar.

Espalhe a água sobre o gelo. Depois espalhe o sal grosso. Coloque então essa “receita” no congelador/freezer por 5 minutos. Passado os 5 minutos, retire a garrafa com cuidado de dentro do recipiente e então de uma leve batida, com a parte de baixo da garrafa, sobre uma superfície plana e resistente.

O tempo aproximado para fazer gelo é de 3 horas após reabastecer o reservatório de água.

1. Coloque 1 copo (medida maior) de gelo moído no saco plástico grande e acrescente a mesma medida de sal. Misture o gelo e sal e deixe derreter até obter uma fase líquida.

Quimicamente falando, ao adicionar sal ao gelo, ocorre forte interação entre as moléculas dessas duas substâncias, dificultando a organização dos cristais de gelo e diminuindo a temperatura, solidificando. Essa propriedade é denominada de Crioscopia.

Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo.

Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.

Aqui vai uma outra dica, se o recipiente não couber no congelador, coloque álcool na mistura. Vai gelar rapidamente também. Retire a panela do congelador, pegue a garrafa com cuidado e bata o fundo dela sobre uma superfície. Nessa hora a água no interior da garrada irá congelar na hora.

Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Para isso, encha um recipiente suficientemente grande (isopor, cooler, caixa térmica, etc) com água e cubos de gelo na mesma proporção, e a seguir, acrescente o sal. Essa dica serve tanto para manter as bebidas geladas, como para gelar as bebidas que estão em temperatura ambiente.

misture a água e o sal até que o sal esteja completamente dissolvido. Coloque a mistura em um recipiente hermético e leve-a a uma temperatura abaixo de zero. O ideal é usar um freezer, mas se não tiver um disponível, você pode colocar o recipiente dentro de outro maior com gelo.

Essa distenção extra das ligações de hidrogênio permite que as ligações covalentes voltem a encolher um pouco e liberem energia. Essa liberação de energia é equivalente à liberação de calor. Assim, é por isso que a água quente congela antes da fria.

crioscopia

A crioscopia, também conhecida como criometria, é o estudo do abaixamento da temperatura de congelamento de um solvente, quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Isso quer dizer que um solvente puro, como a água, sempre congelará mais rápido do que se for adicionado algum soluto formando uma solução.

Qualquer um sabe: a água congela a 0ºC.

Ocorre parecido com a Ebulioscopia, ao colocar sal na água, diminui a pressão de vapor e assim aumenta o ponto de ebulição da água. Quanto menor a pressão de vapor, menor o ponto de ebulição. Por isso, em altitudes elevadas, a água evapora em uma temperatura menor.