Como confrontar um fofoqueiro?

Perguntado por: uassis3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou quando se anda com um fofoqueiro (Levítico 19:16).

Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

5) Um fofoqueiro é geralmente aquele que evoca detalhes vívidos do mal e até mesmo procura por eles. Não satisfeito em saber informações gerais, o fofoqueiro irá buscar pelos detalhes. Quanto mais informação tiver, mais admirado ele acredita que será.

A prática de fofoca, sendo caracterizada como crime de difamação, ao autor será imputado sanções penais de três meses a um ano de detenção e com multa.

Tente encarar esse problema por outro ângulo. Se alguém está falando por trás de você, fique muito feliz, pois é certeza que você está à frente dela. Tenha em mente que as pessoas que falam dos outros para você, vão falar de você para os outros. Criticar o próximo é fácil, difícil é melhorar a si mesmo.

Conversar com a pessoa também é uma ótima forma de lidar com situações onde o colega de trabalho fala mal de você. Porém, nada de acusar ou confrontar o colega de trabalho, ok? Busque, na realidade, por um feedback. Diga que você quer se desenvolver mais e que necessita de um feedback sincero sobre o seu trabalho.

SALMO 52 - Para livrar se de intrigas - Com Oração Forte e Poderosa - YouTube.

Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.

O crente não deve murmurar
Ele diz que essas pessoas ímpias e apóstatas vivem em rebelião contra Deus e a sua autoridade, e certamente enfrentarão o julgamento divino (Judas 15). Judas ainda define essas pessoas da seguinte forma: “Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões.

Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37). Deveríamos ser tardios para nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo).

Pode ser uma pessoa carregada de necessidades sociais e emocionais ainda não compreendidas. Ora, a fofoca é algo relativamente natural na vida humana, mas deixa de sê-lo na medida em que passa a afetar de maneira considerável e negativa a vida do indivíduo e daqueles que vivem ao seu redor.

Mentiras podem sair do controle.
Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

O fofoqueiro ativo geralmente é inseguro e busca se promover por meio de fofocas, obtendo atenção e falando mal dos colegas para isso. Você não quer carregar para si a imagem de uma pessoa que denigre o próximo para se beneficiar, não é verdade? Pois, saiba que é isso que acontecerá caso você se envolva com a prática.

Desta forma, a fofoca, assim como a narração, teria como função ser uma forma de experienciar diversas situações sem de fato vivenciá-las, podendo aprender algo por meio da vida dos demais. Outros estudos, apesar de escassos, mostram um aumento de oxitocina no cérebro no momento da fofoca.