Como configurar roteador Multilaser como ponto de acesso?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Na Barra de endereço do navegador de sua preferência digite 192.168.0.1, para acessar a central de configuração do seu roteador Multilaser. Em roteadores Multilaser o padrão é que senha e login sejam: admin. Após conseguir acesso, você será levado para a interface de configuração da rede Wi-Fi.

Usar o app Config.

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Toque em Rede e Internet Ponto de acesso e tethering. Ponto de acesso Wi-Fi.
  3. Ative o Ponto de acesso Wi-Fi.
  4. Para ver ou mudar uma configuração de ponto de acesso, como nome ou senha, toque nela.

Podemos dizer que um access point é um aparelho mais robusto que os repetidores Wi-Fi e roteadores. Ou seja, ao comparar ele com outros dispositivos de amplificação de sinal de internet, podemos confirmar que ele possui maior capacidade de gerenciamento de rede e proporciona mais velocidade também.

Um Access Point é um dispositivo de rede que tem a função de transmitir o sinal de internet para locais onde a cobertura original do roteador é falha ou limitada. Trata-se de aparelhos mais modernos que os repetidores Wi-Fi (roteadores).

Mais adequado para residências, o repetidor não oferece recursos avançados que o access point possui. Uma outra diferença fundamental do repetidor em relação ao access point é que por ele usar o sinal Wi-Fi para se comunicar com o roteador e com os dispositivos conectados, o repetidor divide a banda pela metade.

O que é WPS do roteador? É a sigla para “Wi-Fi Protected Setup” ou Configuração de Wi-Fi Protegido, em tradução livre. Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas. Na parte técnica, essa ferramenta grava um código com oito dígitos no modem, para acessar a rede.

Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.

WPS, sigla de Wi-Fi Protected Setup, ou "configuração protegida de Wi-Fi", é uma forma de facilitar a conexão de um dispositivo com o roteador do usuário. Através desse botão, a pessoa não preciso configurar, conectar e inserir uma senha para acessar uma rede.

Via Prompt de Comando
Com o Prompt aberto, digite o comando ipconfig. Depois, pressione enter. Você deve conseguir visualizar o IP do roteador na parte Gateway Padrão.

Mas fique tranquilo que a resposta é sim! É possível ligar dois ou mais roteadores na mesma rede sem criar conflitos. Para isso devemos transformar os demais roteadores em pontos de acesso, desta forma o segundo roteador precisa ser compatível com essa função.

Conecte o roteador que você deseja transformar em switch (vamos chamá-lo de roteador-switch) em uma tomada. Uma luz deve se acender indicando que o aparelho está ligado. Segure o botão reset no roteador-switch por 30 segundos.

Ponto de acesso Wi-Fi

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Toque em Rede e Internet. Ponto de acesso e tethering.
  3. Toque em Ponto de acesso Wi-Fi.
  4. Ative a opção Usar o ponto de acesso Wi-Fi. Se ela já estiver ativada, desative e ative novamente.

Um ponto de acesso é um dispositivo que cria um sinal wireless local para uma Network ou WLAN, normalmente é usado em escritórios, ou grandes prédios. Assim, o ponto de acesso, amplifica a cobertura de sinal de rede quando é conectado através de um fio ligado ao roteador, switch ou hub de internet.

Rede ponto a ponto, do inglês, significa peer-to-peer ou P2P, é um formato de rede de computadores onde cada ponto da rede se torna tanto um cliente quanto um servidor, permitindo a troca de informações entre si ou até mesmo compartilhando periféricos que estão conectados à rede, como por exemplo impressoras.

A desvantagem é o Hub Central, pois toda a rede depende de um único ponto de origem, o nó raiz. Logo, se ele tem uma falha, impede o processo.

O que é ? O serviço de LINK PONTO-A-PONTO ou INTERLIGAÇÃO ENTRE PONTOS, estabelece uma via de tráfego de dados exclusiva entre dois sistemas ou redes distintas, como sistemas de dados de filiais em comunicação com bancos e servidores de uma matriz, por exemplo.

Uma das maiores vantagens do Access Point é a qualidade do sinal distribuído para todos os usuários e a possibilidade de subdividi-lo em várias redes de acesso, cada uma com uma senha (ou não) específica. O Wi-Fi se torna mais rápido e seguro para todos os que estão utilizando a rede corporativa.

Um ponto de acesso sem fio, comumente chamado de Access Point (AP), é um dispositivo de rede que permite fácil acesso à Internet. A maioria dos pontos de acesso parecem muito semelhantes aos roteadores. Na verdade, os roteadores modernos geralmente podem funcionar como pontos de acesso.