Como configurar o APN da TIM?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Como configurar a APN da TIM no Android

  1. Nome: TIM Connect.
  2. APN: timbrasil.br.
  3. Proxy: Não definido.
  4. Porta: Não definido.
  5. Nome de usuário: tim.
  6. Senha: tim.
  7. Servidor: Não definido.
  8. MMSC: Não definido.

Para fazer a configuração de um ponto de acesso em seu smartphone Android, primeiro acesse Configurações e vá em Conexões > Redes móveis > Pontos de acesso. Na próxima tela você poderá ver uma lista de pontos de acesso que já estão configurados no seu chip da operadora.

Visualizar e editar os ajustes de APN
Se a operadora permitir, você poderá visualizar os ajustes de APN em um dos seguintes locais: Ajustes > Celular > Rede de Dados Celulares. Ajustes > Mobile Data (Dados móveis) > Mobile Data Options (Opções de dados móveis) > Mobile Data Network (Rede de dados móveis).

Abra a janela de “Configurações” referente ao chip da Tim. Selecione “Rede Celular + SIM” e depois “Configurações do SIM”. Vá em “APN de internet manual” e selecione “Ativar”.

Passo 1. Acesse as configurações do Android e, em seguida, toque em "Uso de dados". Passo 2. Para ativar ou desativar o 3G ou 4G, use a opção "Dados móveis".

Letra H: Representa a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esse tipo de conexão tem velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s; Letra H+: Representa a tecnologia Evolved HSPA (HSPA Evoluído), e pode chegar até 168Mb/s.

Sigla para Access Point Name (ponto de acesso), a APN faz a ponte entre o seu celular e a rede da operadora. Sua boa configuração é fundamental para a internet do celular funcionar corretamente. Normalmente, a APN vem configurada por padrão, mas as informações podem ter sido alteradas ou perdidas.

Existem dois tipos de pontos de acesso: a APN Pública e a APN Privada.

Já a APN Privada é como uma estrada particular: o acesso a ela é limitado para quem possui uma chave específica para navegar nela e por isso não tem “fila” para acessar dados, o que evita lentidão ou quedas de conexão.

APN: timbrasil.br. Proxy: 200.244.116.065. Porta: 8080. Usuário: tim.

Reinicie o dispositivo.
Se a reinicialização não funcionar, alterne entre a conexão Wi-Fi e a de dados móveis: Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença.

Configurando o chip
Após ter colocado o chip, configure-o direto nas "Configurações" do Android. Em alguns casos, pode ser que você tenha que digitar o código PIN; Para configurar o chip no celular, acesse as "Configurações", clique em "Rede e internet" e selecione "Cartões SIM"; Ative ou desative o novo chip.

É importante ressaltar que, no Brasil, 4G é sinônimo de LTE. Nos Estados Unidos, as operadoras optaram por utilizar o nome 4G para desginar redes HSPA+, que no Brasil são conhecidas como 3G+ ou 3G Plus. Por lá, o nosso 4G é chamado de 4G LTE. Ou seja, aqui 4G e LTE são a mesma coisa — a diferença se dá fora do país.

Ativando o LTE no dispositivo

  1. Encontre e toque em Configurações > Rede e Internet > Rede móvel > Tipo de rede preferido.
  2. Selecione LTE (preferido)/WCDMA/GSM.

Essa é a rede de dados mais rápida antes da adoção do 4G e tem velocidade máxima de download de até 42 Mbps – taxa três vezes maior que o HSDPA convencional. Com isso, vídeos na resolução Full HD já podem ser experimentados.

Rede 4G

  1. No seu Android, entre em configurações.
  2. Em seguida, clique em “Redes Móveis”
  3. E então selecione o tipo de conexão.

Provavelmente você já percebeu a letra R surgir no alto da tela do seu aparelho quando está viajando, não é? É o sinal de aviso de roaming.

Como melhorar o sinal do 4G no celular?

  1. Reiniciar o smartphone;
  2. Consultar a área de cobertura da operadora;
  3. Limpar o cache do aparelho e muito mais.

Rede LTE é o acrônimo utilizado para Long Term Evolution, nome dado ao padrão de comunicação da quarta geração (4G). A quarta geração da tecnologia móvel representou 29% das conexões do mercado no ano de 2017, e a estimativa é que alcance 53% até 2025, segundo a pesquisa GSMA Mobile Economy 2018.