Como confiar em alguém que te magoou?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Seja o mais sincero possível e expresse a dor que vem enfrentando. Seja honesto com suas emoções para mostrar que a outra pessoa o magoou de verdade e que foi difícil lidar com a situação. Faça contato visual e fale devagar, demonstrando que realmente sente o que está dizendo.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

Quando o sujeito diz que não consegue se perdoar, ele está revelando a existência de uma divisão em sua personalidade: de um lado, a parte que cometeu o ato inadequado e, do outro, a parte que olha para a primeira e diz: “Isso é imperdoável”. Freud chamou essa segunda parte de “superego”.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Quanto tempo leva para passar uma mágoa? A mágoa é um sentimento extremamente subjetivo, ou seja, é muito difícil estabelecer o tempo certo para a sua cura. É delicado criar esse prazo, pois depende muito da energia que você irá gastar para se livrar disso e da ajuda que irá buscar também.

É um processo descontrolado que vai, dia após dia, abrindo brechas na nossa alma, enfermando por completo os nossos sentimentos.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Já o professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum diz que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo.

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

“Senhor nosso Deus e Pai, Te agradecemos por mais esse dia de vida, por mais uma oportunidade de viver em Sua presença. Gostaríamos de começar pedindo perdão por nossos pecados, pelas coisas que fazemos todos os dias que não Te agradam.

Não, perdão não é amnésia. Nós somos seres criados por Deus com uma memória, ou seja, muitas vezes vamos lembrar da ofensa ou da sensação de quando fomos ofendidos. Isso muitas vezes funciona como um mecanismo de proteção para tomarmos medidas para que essa situação não aconteça outra vez.

Esquecer é mais difícil. Existe uma grande diferença entre perdoar e o ato de esquecer. Acreditamos que é menos difícil perdoar do que esquecer, pois é comum dizer-se “quem leva o tapa nunca esquece”.

Outros estudos também apontam que a falta de perdão pode desencadear em sérias doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão, reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e até câncer. A falta de perdão nos faz sentir torturados.

O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações. Cada um perdoa no seu ritmo — e quanto mais profunda é a mágoa — mais tempo o processo costuma levar. Uma das razões que explicam a dificuldade de perdoar, é porque entrar em contato com as nossas mágoas pode ser dolorido demais.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

Além disso, o ódio intenso pode ter impacto na saúde mental, contribuindo para altos níveis de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. A presença constante desse sentimento negativo pode levar a um estado de sofrimento emocional contínuo, dificultando o processo de cura e a busca pelo perdão.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. A mágoa é um mal bastante perigoso que não devemos guardar nunca em nosso coração.

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.