Como confessar um pecado a Deus?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Podemos utilizar de vários métodos para fazer uma boa confissão, uma delas é observarmos os Dez Mandamentos da Lei de Deus, se não temos infringido nenhum desses mandamentos, pensando em como estamos vivendo os mandamentos de Deus e se não estamos fracassando em algum deles.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

Confessar significa falarmos o que Deus fala. Confessar é nos colocarmos alinhados com a vontade plena e absoluta do Senhor. Em 1 João, capítulo 1, verso 9, está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...

Comete-se um pecado venial quando, em matéria leve, não se observa a medida prescrita pela lei moral ou quando, em matéria grave, se desobedece à lei moral, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento.

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância.

Encontrar Forças para Abandonar o Pecado

  1. Esperança. ...
  2. Admitir a Culpa e Reconhecer a Racionalização. ...
  3. O Arrependimento e a Expiação. ...
  4. A Confissão. ...
  5. A Ajuda do Bispo. ...
  6. Quebrar o Ciclo da Indulgência à Pornografia. ...
  7. A Eficácia da Ajuda Profissional.

É recomendável que os pecados veniais também sejam confessados, desde que haja o arrependimento e a intenção de não mais cometê-los, para receber sobre eles uma graça e o aconselhamento do sacerdote. Todavia, confessar pecados veniais não é estritamente necessário, já que são perdoados sem que sejam confessados.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas».

Princípios do Arrependimento

  1. Precisamos Reconhecer Nossos Pecados. ...
  2. Precisamos Sentir Tristeza por Nossos Pecados. ...
  3. Precisamos Abandonar Nossos Pecados. ...
  4. Precisamos Confessar Nossos Pecados. ...
  5. Precisamos Fazer uma Restituição. ...
  6. Precisamos Perdoar aos Outros. ...
  7. Precisamos Guardar os Mandamentos de Deus.

Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.