Como conferir o Sacerdócio de Melquisedeque?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

O maior dos dois níveis ou ordens do sacerdócio na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Sacerdócio de Melquisedeque é conferido aos membros da Igreja fiéis do sexo masculino a partir dos dezoito anos. Cada homem é ordenado individualmente pela imposiçãos de mãos.

Melquisedeque é citado na Carta aos Hebreus, como rei de justiça, que faz do seu sacerdócio uma figura do sacerdócio de Cristo (cf. Hb 7,11-19). Seu sacerdócio ultrapassa o dos levitas, que era a tribo de Israel de onde saíam os sacerdotes. O Salmo 110 diz que o sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque é eterno.

Resposta: Não há hífen, portanto não há a formação de uma palavra. O que há são duas palavras distintas: um substantivo – sacerdote – qualificado pelo adjetivo sumo, cujo significado é que é o mais alto ou mais elevado em poder ou categoria, supremo.

O Sacerdócio de Melquisedeque, que é “segundo a Ordem do Filho de Deus” (D&C 107:3), é o maior deles. Ele “tem o direito de presidir e tem poder e autoridade sobre todos os ofícios da igreja” (D&C 107:8). Também possui “as chaves de todas as bênçãos espirituais da igreja” (D&C 107:18).

A “ordem de Melquisedeque” não se refere a algum tipo de sociedade secreta ou mística como a Rosa Cruz, os Maçons ou os Templários. Não é alguma organização preservada desde a antigüidade, nem uma classe de sacerdotes na igreja do Senhor.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada. É o dever do representante de qualquer grupo ou organização empenhar-se para representar honrosamente esse grupo ou organização.

O sacerdócio está dividido em duas partes: o Sacerdócio de Melquisedeque e o Sacerdócio Aarônico (ver D&C 107:1). “A razão de o primeiro chamar-se Sacerdócio de Melquisedeque é que Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote.

Eles precisam ser conduzidos a uma compreensão espiritual da santidade do chamado a que foram ordenados”. Hoje, oro para que o Espírito Santo nos conduza a uma maior compreensão do poder e da santidade do Sacerdócio Aarônico e nos inspire a nos concentrarmos em nossos deveres do sacerdócio com mais diligência.

Segundo o texto do Pentateuco, Melquisedeque foi o rei da cidade de Salém (que significa "paz"), a qual se acredita ter sido a cidade posteriormente conhecida por Jerusalém. Melquisedeque teria tido importância no direcionamento de Abraão.

Em Hebreus 7, o autor nos diz quem foi Melquisedeque. Um sacerdote sem: “pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus”. Desta forma, a figura sacerdotal de Melquisedeque é aplicada a Jesus.

Isso ocorreu em maio de 1829, nos arredores do Rio Susquehanna (ver The Restoration of the Aaronic and Melchizedek Priesthoods” [A Restauração do Sacerdócio Aarônico e de Melquisedeque], Ensign, dezembro de 1996, pp. 30–47).

Arão é nomeado sumo-sacerdote de Israel - A Bíblia.

Na primeira ordem, a tribo de Levi, Arão foi consagrado à sacerdote por seu irmão Moisés, através da ordenança de Deus. Assim, Arão passou a ser responsável por todos os trabalhos de cunho sacerdotal e seus filhos, posteriormente, também foram consagrados a sacerdotes.

Hebreus 5: Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote.

7:19–21 (Apêndice).

1º) Estudo do contexto das passagens onde seu nome aparece. 2º) Alguns conceitos sobre o sacerdócio levítico e o de Cristo. A) O nome Melquisedeque aparece dez vezes na Bíblia, sendo duas no Velho Testamento (Gênesis 14:18; Salmos 110:4); e oito no livro de Hebreus (5:6, 10; 6:20; 7:1, 10,11, 15, 17).

O que é a Ordem sacerdotal? É o sacramento que alguns fiéis são constituídos ministros sagrados, sendo cooperadores do Bispo com quem formam um presbitério.

Sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec” “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida”, Melquisedec “se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre”.

Gênesis 14 Abraão Encontra-se com Melquisedeque.

O sacerdote nas Escrituras
Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.

Qualquer pessoa que atue em um ofício ou chamado recebido de alguém que possui as chaves do sacerdócio exerce a autoridade do sacerdócio ao cumprir seus deveres designados. Toda pessoa que exerce a autoridade do sacerdócio deve esquecer seus direitos e concentrar-se em suas responsabilidades.