Como conduzir uma oração inicial?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Nos momentos de oração em grupo, o mais valioso, sem dúvida, é reunir as pessoas para ouvir a palavra de Deus e rezar. O que não podemos nos esquecer nesse processo, no entanto, é da organização do encontro.

Pode-se pedir a cada uma que escreva num papel o texto e o compartilhe com uma outra pessoa, tornando-as parceiras de oração durante aquela semana. Ou pode-se compartilhar os pedidos em voz alta com todo o grupo, e passar o tempo orando as palavras selecionadas da Escritura sobre cada membro do grupo.

A Reunião da intercessão deve terminar com louvores e orações de ação de graças, crendo que todas as orações já chegaram diante do trono. Os intercessores devem também colocar aos pés da cruz de Jesus todas as dificuldades, fardos e situações que foram apresentadas naquele dia.

A líder do Círculo de Oração, igualmente ao pastor da Igreja, tem de estar constante orientação com o Espírito Santo de Deus. Diversas formas e possibilidades existem para que você esteja ligada cada vez mais com sua Igreja e congregação.

Senhor, aqui estamos reunidos em teu nome, desejosos de construir teu Reino. Que o Espírito Santo, que enviaste aos nossos corações e mantém viva tua presença em nós, nos ensine o que devemos refletir e os passos que devemos dar, para que, fortalecidos com tua graça, possamos realizar teus desígnios.

“Senhor Deus, aquele que me acompanha e que me rege todos os dias, guia-me nesta reunião. Faça com que bons acordos sejam fechados e que a minha presença seja apenas positiva. Tome conta de meus lábios e derrama neles apenas sabedoria. Faça com que eu diga apenas aquilo que o Senhor manda desde os céus.

Quer saber como fazer uma campanha de oração? Siga os passos abaixo:

  1. Ore pedindo direção ao Senhor.
  2. Escolha um tema e um versículo chave.
  3. Defina o método (hora nona, 21 dias de oração, etc.).
  4. Veja o melhor dia e hora para a realização da campanha.
  5. Mobilize a igreja para orar.

Obrigado, Pai, por Teu perdão e por dar-me uma vida plena e abundante. Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome. Amém!”

Nesse sentido, caracteriza-se por três momentos distintos, porém interdependentes: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

O ofício do intercessor é interceder e Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus. Interceder é investir horas na presença de Deus em fervorosa oração, em prol de alguém ou de alguma causa.

A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

Interceder é pedir algo em favor de uma outra pessoa. É colocar-se entre Deus e alguém, rogando pela sua causa e necessidade, como São Tiago nos exorta a fazer: “orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia” (Tg 5,16).

A resposta é sim, você pode orar deitado. Nenhuma entidade espiritual, seja Deus, Jesus Cristo, santos, orixás ou Anjos da Guarda ou outras divindades de outras religiões não se importam em sua postura na hora de rezar. Por isso, você pode orar deitado.

Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal. O uso correto desses elementos forma um texto coeso, com um sentido e significado.

Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. É em torno desses dois elementos que as orações são estruturadas. O elemento a quem se declara algo é denominado sujeito. Na estrutura da oração, o sujeito é o elemento que estabelece a concordância com o verbo.