Como conduzir assembleia?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O empresário, contabilista e síndico profissional Rodrigo Machado traz recomendações sobre como conduzir uma boa assembleia

  1. Definindo a pauta: “Se o assunto for à assembleia, já leve as soluções” ...
  2. Cheque os preparativos da convocação. ...
  3. Pense nos pilares do processo. ...
  4. Organize-se e siga protocolos de condução.

A Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária deverá ser convocada pelo síndico do condomínio ou pelos condôminos, caso seja da vontade de pelo menos 25% deles. Por isso, é importante que todos estejam cientes da reunião, caso contrário todas as decisões tomadas poderão ser invalidadas.

No início da assembleia é escolhido um presidente da mesa. É ele quem nomeia um secretário para redigir a ata e conduz a reunião. Essa estratégia ajuda os moradores a conduzir e a coordenar o encontro, propondo maior andamento e produtividade dos condôminos.

Presidente da mesa: é escolhido no início da assembleia. Ele nomeia um secretário para redigir a ata, e começa a conduzir a reunião.

(1) Ter os homens cabelos crescidos (1Co.11,14), bem como fazer cortes extravagantes; (2) As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1Tm.2.9,10); (3) Uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos (Lv.

A assembleia geral ordinária presta-se justamente para discutir e deliberar assuntos pertinentes à toda a coletividade condominial. Por exemplo, eleição de síndico e da comissão fiscal.

A expressão Assembleia Geral indica uma reunião onde estão presentes a maior parte dos sócios de uma determinada organização ou associação, e que têm poder para tomar decisões relacionadas com essa organização. Assembleia também pode ser sinônimo de uma sociedade ou de um clube.

A principal diferença entre assembleia geral e reunião de sócios é que a primeira segue uma série de normas estabelecidas pelo Código Civil. Ou seja, não são os sócios ou mesmo a presidência quem decidem os protocolos a serem seguidos.

Sendo assim, quais as decisões que devem passar por assembleia? De acordo com o Código Civil são onze deliberações: entre elas, alteração de convenção e regimento interno, obras não urgentes, eleição de síndico e conselheiros, aprovação de orçamento e prestação de contas.

Apresentação de candidato a síndico
Sem muitas delongas, se apresente, informando o número do seu apartamento (caso você seja um morador), profissão e o tempo em que mora no condomínio. Se você é um autônomo, explique se atua sozinho ou numa empresa especializada em síndicos profissionais.

Quais os assuntos que serão discutidos nessa reunião?

  • Contratação de novos serviços. ...
  • Melhorias na infraestrutura. ...
  • Eleição do síndico. ...
  • Criação do estatuto. ...
  • Regras de convivência.

Um modelo de ata padrão deve incluir:

  1. A data e o horário da reunião.
  2. Participantes, tanto os presentes como os ausentes.
  3. Pontos de discussão importantes.
  4. As decisões tomadas durante a reunião.
  5. Ações a realizar resultantes e etapas seguintes.
  6. A data e o horário das reuniões seguintes.

Quem deve assinar a ata? A ata deve ser assinada pelo secretário e pelo presidente da mesa, cargos geralmente escolhidos no início da assembleia pelos presentes.

A ata é um texto técnico expositivo em que se faz um registro de discussões feitas em assembleias, reuniões e sessões. Apresenta a seguinte estrutura: título; data, hora e local da reunião; descrição da reunião; objetivos da reunião; pessoas envolvidas e assinatura de cada uma.

A Assembleia se compunha de 90 deputados entre proprietários de ter- ras, magistrados, bacharéis, médicos, funcionários públicos, militares, excluindo-se a participação de segmen- tos marginalizados como escravos, índios e pequenos proprietários.

A função de presidente de assembleias condominiais tem como atribuições direcionar a reunião, conferir a lista de presença e as procurações, colocar ordem nas discussões, fazer a coordenação das pautas e também realizar a contagem dos votos dos condôminos.