Como comprovar trabalho autônomo para aposentadoria?
Documentos para comprovar atividade no INSS sendo autônomo
- recibos emitidos pela prestação de serviço, desde que as datas compreendam o período a ser reconhecido;
- extratos de pagamentos como afiliado de empresa de aplicativo;
Como comprovar a atividade que exercia perante o INSS?
Recibo de prestação de serviço, desde que compreenda todo o período que o segurado deseja comprovar; Inscrição de profissão na prefeitura. Por exemplo: taxistas, pipoqueiros, motoboys e camelôs, e outros que precisam regularizar a atividade no município; Certidão de nascimento dos filhos, desde que conste a atividade.
Qual documento comprova tempo de serviço?
contrato de trabalho e termo de rescisão de contrato. cópia da ficha de registro de empregados da empresa. holerites. extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
Qual documento comprova o tempo de contribuição do INSS?
Quais documentos comprovam o tempo de contribuição à Previdência Social? Existe uma variedade de documentos de comprovação das contribuições feitas, como CNIS, CTPS, Contratos de Trabalho, PPPs, e muitos documentos específicos para cada tipo de trabalhador.
É possível pagar INSS de anos anteriores?
É possível pagar INSS de anos anteriores?” Mas, ainda que você esteja aflito, tenha em mente de que sim, é possível regularizar essa situação. Isso significa que a visão do futuro tranquilo e seguro, que por um momento pode ter parecido ameaçada, ainda está ao alcance das suas mãos.
É possível pagar INSS retroativo para se aposentar?
Quem pode pagar o INSS retroativo como contribuinte facultativo? Segundo a Lei nº 8.213/91, contribuintes facultativos podem pagar até 6 meses de contribuições atrasadas. Já os contribuintes individuais (autônomos) podem pagar até 5 anos de contribuições atrasadas sem ter que comprovar a atividade para o INSS.
É possível pagar INSS atrasado para aposentadoria?
Somente é necessário que o atraso nas contribuições sejam inferiores a 5 anos. Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Federal para calcular os recolhimentos atrasados, emitir as guias e fazer o pagamento. Atenção: você deve pagar juros e multa pelo atraso de pagamento das contribuições previdenciárias.
Como faço para pagar INSS atrasado a mais de 5 anos?
Quanto tempo posso pagar de INSS retroativo? – Quem é segurado obrigatório da previdência, ou seja, quem exerce atividade remunerada, poderá pagar INSS retroativo a qualquer tempo. Desse modo, se o débito for referente aos últimos 5 anos a guia de pagamento pode ser realizada diretamente no site do INSS.
O que é um comprovante de atividade?
A declaração de trabalho é um documento formal que contém os dados pessoais e profissionais do declarante, que afirma, pelo texto escrito, a sua profissão e atividades exercidas, bem como o vínculo exercido com um contratante ou empregador.
Sou autônomo e não tenho como comprovar renda?
MEI. O MEI é uma das maneiras mais simples de comprovar renda sendo autônomo. Isso, porque, além da facilidade de aderir a essa modalidade, as notas fiscais eletrônicas (NF-e) são documentos que possibilitam a declaração do IR, e o extrato bancário do empreendedor já pode funcionar como um comprovante de renda.
O que é uma declaração de trabalho autônomo?
Como dissemos anteriormente, o objetivo principal de se obter uma declaração de trabalho, enquanto profissional autônomo, é comprovar a sua atuação no mercado mesmo sem ter a “carteira assinada”, ou seja, mesmo que a sua atividade não esteja descrita na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS).
Como fazer um Decore de autônomo?
Para emitir a Decore, o profissional pode acessar a página do Conselho Regional da sua jurisdição e acessar a aba de fiscalização ou DECORE na qual apresentará o link específico do sistema. Neste espaço, o acesso será permitido com certificação digital e-CPF, do CPF ou por meio de CPF e senha do profissional.
O que fazer quando as contribuições não aparecem no INSS?
Caso você verifique que a sua contribuição não aparece no extrato do CNIS, o aconselhável é atualizar os dados cadastrais do INSS pelo Meu INSS. Para isso, vá à opção “Novo Pedido”, “Atualização de Cadastro e Atividade” e escolha a opção que melhor se encaixa para você.
O que conta como tempo de contribuição?
A contagem de tempo de contribuição para aposentadoria comum é feita considerando o tempo que o segurado trabalhou e contribuiu para o INSS. Então não basta ter trabalhado, a contribuição precisa estar registrada no INSS. O Tempo de Contribuição é feito mês a mês, conforme o Decreto 10.410/2020 (Após a EC 103/2019).
Como faço para saber quanto tempo tenho de contribuição?
Acesse o site do Meu INSS com seu login e senha. Clique na opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Verifique todas as informações do seu extrato, como nome, data de nascimento, CPF, vínculos empregatícios e contribuições realizadas.
Precisa de holerite para se aposentar?
Caso a sua Carteira de Trabalho ou CNIS estejam incompletos, você poderá apresentar: Extratos do FGTS. Holerites. Outros documentos relacionados a seus salários no período, como folha de funcionários, extratos bancários, etc.