Como comprovar rinite alérgica?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A Rinite Alérgica é diagnosticada através dos sintomas, mas para saber exatamente a quais alérgenos específicos o indivíduo reage, pode-se fazer um teste alérgico cutâneo, ou um RAST (exame de sangue).

O diagnóstico e tratamento podem ser feitos por um otorrinolaringologista ou alergista. O BoaConsulta ajuda você a cuidar da sua saúde. Procure por um especialista em Rinite próximo a você, que atenda o seu convênio ou particular, veja os horários disponíveis e agende a sua consulta!

O diagnóstico é realizado pelo otorrinolaringologista por meio de entrevista com o paciente e a solicitação de exames para auxiliar no diagnóstico. Por exemplo, o teste de alergias pode identificar os alérgenos que desencadeiam os sintomas da rinite alérgica.

Teste Completo de Intolerâncias - R$1.198,00 - Labi Exames.

4. Como o Alergologista descobre a alergia? Todas as alergias podem ser descobertas pelo Alergologista a partir de testes de alergia como, exame de sangue, teste de provocação oral, testede alergia nas costas, entre outras alternativas de testes e exames.

Existem 3 tipos de rinite: – a crônica: a pessoa não se recupera da inflamação, o que faz com que tenha a doença por 3 meses ou mais; – a alérgica: quando há muita poeira, ácaros, pelos de animais ou até mesmo cheiro de tinta; – a aguda: ocorre quando os sintomas duram até 10 dias e muitas vezes é chamada de resfriado.

  • Cetirizina.
  • Desloratadina.
  • Fexofenadina.
  • Loratadina.
  • Bilastina.

A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.

Além da consultas e exames para detectar alergias, o local agora dispõe de vacinas para pacientes com rinite alérgica.

Trata-se da imunoterapia, um tratamento conhecido popularmente como “vacina contra a rinite”.

Quando a pessoa apresenta obstrução nasal persistente, coceira no nariz, olhos e/ou ouvidos e têm crises de espirros, pode ser que esteja apresentando uma crise de rinite.

Possíveis consequências de uma rinite não tratada:
Bronquite. Sinusite. Pneumonia. Asma.

O controle do ambiente, os antialérgicos, os anti-inflamatórios e a própria "vacina" podem até não representar uma cura.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei estabelecendo a cobertura, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, do teste de provocação oral, ou outro teste considerado “padrão ouro de referência”, para o diagnóstico de alergias alimentares.