Como comprovar residência se não tenho nada no meu nome?

Perguntado por: acastro3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Caso você não tenha comprovante em seu nome, poderá apresentar uma declaração comprovando o local de residência, com firma reconhecida da assinatura do proprietário do imóvel e uma cópia do comprovante de residência (conta de telefone fixo, conta de água ou luz, correspondência bancária ou fatura de cartão de crédito).

Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel). Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

Acesse o sistema Processos Digitais; Clique em Solicitar serviço via processo digital; Selecione a área Certidões e Atestados e o serviço Obter atestado de residência fiscal.

A declaração de residência é um meio de comprovar o local onde se mora. No geral, isso pode ser feito por meio de comprovantes que podem ser, por exemplo, contas de água, luz ou telefone, além de correspondências como faturas de cartões de crédito, dentre outras possibilidades.

DECLARO, por meio deste documento que o (a) Sr. (a) … (coloque o nome do morador aqui) é domiciliado e reside no endereço supracitado, desde o mês/ano de (coloque o mês/ano em que o morador começou a morar no endereço supracitado), tendo boa conduta e bom comportamento, sem apresentar nenhum comportamento grave ou ...

A Declaração de Residência nada mais é do que um documento utilizado por pessoas que não possuem comprovante de residência, como contas de energia, luz, água, telefone, etc. Além disso, o documento confirma o endereço que consta no comprovante, podendo garantir que a pessoa seja encontrada no local informado.

É muito importante que o comprovante de residência seja recente, com no máximo 90 dias de emissão. Se você apresentar uma conta de luz vencida há dois anos, provavelmente ela não será aceita, mesmo que você não tenha mudado de endereço nesse período.

O que fazer se não tiver comprovante de residência? A pessoa responsável pelas contas do imóvel deve preencher o documento, a próprio punho, descrevendo que a pessoa, e incluir o nome completo dela, além dos dados de CPF ou RG, moram com ela. As informações da pessoa responsável também devem ser inseridas no documento.

Para conseguir um comprovante de endereço usando o seu CPF, é preciso que você tenha uma conta de luz, água ou telefone em seu nome. Caso possua, entre no site da empresa prestadora de serviço e use o seu CPF para fazer o cadastro. Depois disso, clique em “segunda via”, escolha a conta e faça a impressão.

Para autenticar uma cópia de um documento, a parte interessada deve se dirigir ao Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência com a cópia original que deseja reproduzir — podendo também estar munido da reprodução dessa — apresentá-la ao atendente e aguardar a autenticação da cópia do documento desejado.

Existem alguns documentos que podem ser apresentados como comprovante de residência, como: conta de luz, água, internet, contrato de aluguel, boleto de cobrança do condomínio, extrato do FGTS, fatura do cartão de crédito, dentre outros.

1º Esta lei estabelece normas para a comprovação de residência. Art. 2º A declaração de próprio punho do interessado suprirá, para todos os fins, a exigência do comprovante de residência. Parágrafo único.

Para comprovar endereço, são aceitos contas de consumo (como água, luz, telefone, gás, celular, internet, etc.), IPTU, ITR, boleto de condomínio, correspondência originária de instituições financeiras (públicas ou privadas,) ou órgãos públicos, correspondência postada e enviada pelos Correios e contrato de locação de ...

Ao solicitar um empréstimo no banco, por exemplo, extratos bancários no nome do cliente podem ser aceitos como comprovante de residência.

Você também pode encontrá-lo acessando a Minha Claro residencial, clique em Financeiro, Comprovantes, Comprovante de Compras. Apenas o valor total da instalação/adesão é informado no Comprovante de Compras e para ver as parcelas separadamente consulte a sua fatura.

Qual é o valor para autenticar um documento? O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Conforme a tabela de custas e emolumentos em vigor a partir de 07 de janeiro de 2022 o valor do Reconhecimento de Firma por Autenticidade é de R$ 19,00.

Fazer declaração de residencia a mão
Você precisará de papel sulfite branco, caneta azul ou preta e algumas informações básicas, como seu nome completo, CPF, endereço completo, nome completo do proprietário do imóvel e assinatura.

Como é feita? A parte interessada comparece ao tabelionato com seu RG e CPF originais e declara o que desejar para o escrevente, que transcreverá o declarado no livro notarial, tornando a declaração pública. Documentos Necessários: RG e CPF originais do declarante.

Características e estrutura da declaração
A declaração se estrutura com o nome “DECLARAÇÃO” centralizado no início e topo da página. Em seguida, segue-se direto ao texto, que costuma iniciar-se com a afirmação “Declaramos para os devidos fins” ou “Declaro para os devidos fins”.

A declaração de residência não precisa ser feita em um cartório, ela pode ser elaborada pelo próprio interessado e, apenas caso seja necessária autenticação dela, é que se faz obrigatório a ida ao cartório.

Diferentemente de um comprovante, a declaração de residência é um documento utilizado por pessoas que não têm um imóvel próprio ou um registro de moradia no seu nome. Geralmente, como foi exemplificado no tópico anterior, os comprovativos são contas de luz, telefone, água, entre outros.