Como comprovar renda baixa?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Um dos seguintes exemplos de documentos:

  1. Últimos 3 (três) contracheques;
  2. Últimas 3 (três) Declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) acompanhadas do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e das respectivas notificações de restituição, quando houver;
  3. CTPS registrada e atualizada.

Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros do grupo familiar, quando for o caso.

Pelas regras do Governo Federal, em 2021 é considerado baixa renda quem recebe de meio salário mínimo (atuais R$ 550,00) por pessoa e famílias que ganham até 3 salários mínimos.

1.4 o candidato que optar pela comprovação de renda familiar pelo “NIS” deverá informar na realização da pré-matrícula on-line, o número do “NIS” na Ficha de Cadastro Eletrônica, para consulta junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS);

É só instalar o aplicativo no celular, disponível para Android (clique aqui) e IOS (clique aqui). No menu inicial é possível verificar as funcionalidades do sistema. Para realizar uma consulta simples, acessar o comprovante de cadastro e verificar os postos de atendimento mais próximos, não é necessário realizar login.

Desde o início de 2022, quem está inscrito no Cadastro Único e está de acordo com os demais requisitos para ter direito à tarifa social de energia, recebe o desconto de forma automática na conta. Dessa forma, não é necessário que as famílias solicitem o desconto junto à distribuidora de energia elétrica.

Com a apresentação do CadÚnico, o candidato fica desobrigado de uma série de documentos comprobatórios, como a declaração de Composição Familiar, identificação de todos os membros da família, carteira de trabalho dos candidatos maiores de idade, e os comprovantes de renda bruta.

Comprovante de Renda Familiar são todos os documentos que comprovam os rendimentos do seu Grupo Familiar.

O cadastramento das famílias no Cadastro Único permite identificar seu grau de vulnerabilidade, con- siderando questões como renda, condições de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.

Não existe documento que comprova o cadastramento. O número é retornado via conectividade social ao responsável pelo cadastramento.

O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Inscrições na Tarifa Social em 2023
Caso você preencha todos os requisitos e ainda não teve acesso ao programa, basta procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua casa ou entrar em contato com a companhia ou concessionária de energia do seu Estado.

Através do WhatsApp Loja (11) 94053-9491 ou nas Lojas de Atendimento Presencial, com agendamento prévio através do site www.enel.com.br. A “efetivação” do cadastro na Tarifa Social será informada através de mensagem na conta de energia. No caso de “não efetivação”, o cliente será informado por meio de correspondência.

Idosos com 65 anos ou mais que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) Pessoas com deficiência que recebem o BPC.

Como se cadastrar e qual a documentação necessária para o cadastro da Tarifa Social? É muito simples: basta informar o número da conta contrato da Neoenergia e o NIS - Número de Identificação Social. A concessionária correspondente fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal.