Como comprovar que sou estudante para pagar meia no cinema?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

É preciso comprovar sua situação de estudante em nível fundamental, médio, técnico ou superior de alguma forma, como uma carteirinha de estudante fornecida pela instituição de ensino, carteira da União Nacional dos Estudantes (UNE) ou até mesmo o comprovante de matrícula dentro do prazo de validade.

Para os estudantes conseguirem comprar meia entrada e fazer valer o seu direito, é preciso apresentar a carteira de estudante.

A carteira de estudante digital, conhecida também por DNE, é o único legítimo e com abrangência nacional, podendo proporcionar o estudante, a oportunidade de exercer o direito da meia entrada, estabelecida pela Lei 12933/2013, para todos os estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós graduação.

ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.

Dessa forma, era permitida a cobrança da meia-entrada mediante a apresentação do documento. No entanto, em dezembro de 2022, foi aprovada a Lei Estadual 12.529, que retirou o artigo que permitia a apresentação de comprovante de matrícula do ano em curso como demonstração da condição de estudante.

Sendo necessário para exercer o direito da meia entrada, é necessária a apresentação da carteira de estudante, o documento estudantil deve seguir padrões para ter validade, como por exemplo a legítima carteirinha de estudante, oferecida pelo Documento Nacional do estudante.

A Lei da Meia Entrada confere aos jovens de baixa renda de 15 a 29 anos de idade o direito de adquirir ingresso pela metade do preço.

Como e onde emitir a Carteira de Estudante Online? A emissão da carteira de estudante online pode ser feita através dos sites das entidades estudantis autorizadas. Para isso, é necessário preencher um formulário com informações pessoais e acadêmicas, além de enviar uma foto e comprovante de matrícula.

No caso de pessoas de escolas públicas, está sendo pedida a carteirinha do estudante (RG escolar) mais o comprovante de matrícula; para estudantes de escolas particulares, a apresentação da carteirinha do estudante mais o boleto bancário do mês vigente.

Alguns bancos, em parcerias com redes de cinema, têm o benefício de desconto nas sessões. Cartões como Itaucard, Bradescard e Santander disponibilizam desconto de 50% em alguns cinemas parceiros. Entre no site do seu banco e confira se o seu cartão tem esse benefício e em quais cinemas ele é aceito.

Clientes dos cartões de crédito Itaucard, Itaú Personnalité, Itaú Uniclass e ou de débito Itaú têm direito a 50% de desconto no cinema na rede Kinoplex, além de diversas outras que você vai ver ao longo desse artigo.

A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular, de graça. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play. Com a ID, os estudantes de todo o Brasil poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

DNE digital é valido em todo lugar? Sim, o DNE digital é o único documento nacional do estudante, legítimo, reconhecido pelas entidades estudantis ANPG, UBES e UNE. Podendo ser utilizado e apresentando pelo celular, provisioriamente,enquanto a sua carteirinha física estiver a caminho.