Como comprovar que sou estudante para pagar meia?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O que levar: Documento de identidade oficial com foto e cartão de benefício do INSS que comprove a condição.

A carteira de estudante digital, conhecida também por DNE, é o único legítimo e com abrangência nacional, podendo proporcionar o estudante, a oportunidade de exercer o direito da meia entrada, estabelecida pela Lei 12933/2013, para todos os estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós graduação.

O cliente que não puder utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida, conforme nomenclatura do ingresso, não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso, ou qualquer outro tipo de ressarcimento ou compensação.

A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular, de graça. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play. Com a ID, os estudantes de todo o Brasil poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

Dessa forma, era permitida a cobrança da meia-entrada mediante a apresentação do documento. No entanto, em dezembro de 2022, foi aprovada a Lei Estadual 12.529, que retirou o artigo que permitia a apresentação de comprovante de matrícula do ano em curso como demonstração da condição de estudante.

Jovens de baixa renda: “§ 9º Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento. “

Para comprar meia-entrada online usando a sua carteirinha de estudante é bem simples. Para tanto, é preciso apenas informar no momento da compra, o número presente na parte inferior da carteirinha. Após isso, é necessário apresentar a carteirinha de estudante no momento da liberação do ingresso.

Entenda porque a Carteira do Estudante ISIC é a melhor opção para você desbravar o mundo. A ISIC – Carteira Mundial do estudante é uma carteirinha de estudante internacional, endossada pela UNESCO e reconhecida em mais de 130 países.

DNE digital é valido em todo lugar? Sim, o DNE digital é o único documento nacional do estudante, legítimo, reconhecido pelas entidades estudantis ANPG, UBES e UNE. Podendo ser utilizado e apresentando pelo celular, provisioriamente,enquanto a sua carteirinha física estiver a caminho.

Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão "Crie sua conta". Pronto! Agora é só entrar com seu usuário e senha do gov.br, e seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

Documento Comprobatório:
Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, Ubes, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado.

Os estabelecimentos poderão recusar qualquer outro documento que não seja o documento do estudante padronizado, sem direito a reembolso. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Meia-Entrada.

A Lei da Meia Entrada confere aos jovens de baixa renda de 15 a 29 anos de idade o direito de adquirir ingresso pela metade do preço.

Passo a passo para emissão da Carteira de Estudante virtual e física:

  1. Solicitação. Primeiro informe os seus. dados pessoais.
  2. Pagamento. Realize o pagamento da. taxa de emissão.
  3. Documentos. Finalize enviando as fotos. dos seus documentos.
  4. Entrega. Prontinho! Agora é só esperar chegar seu DNE.