Como comprovar estelionato afetivo?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para que se caracterize o estelionato afetivo análogo ao artigo 171 do Código Penal, é necessário que diante da situação complexa, analisar e identificar quando existe a intenção de tirar proveito da boa-fé, induzindo com dolo a outra parte em erro, com a intenção de se sair bem, causando assim grande prejuízo e ...

O estelionato sentimental é uma prática criminosa em que uma pessoa se aproveita dos sentimentos e emoções de outra para obter benefícios financeiros, materiais ou pessoais.

38 do Código de Processo Penal, a representação deverá ser feita no prazo decadencial de 6 meses, contados a partir da data em que o ofendido tomar conhecimento do(s) autor(es) dos fatos.

Art. 171. CP “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. ” Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

No entendimento de Nelson Gonçalves, o estelionatário sedutor é um tipo de ator, que mantém uma relação sentimental com a vítima e até se coloca no lugar dela para praticar golpes com requintes sentimentais.

Essa prática é tipificada como estelionato, crime previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão por um a cinco anos. 2. Como reconhecer que estou sendo vítima de estelionato sentimental? De maneira geral, o estelionato encontra terreno fértil na paixão e em relações abusivas.

É considerado como crime pelo Código Penal, mas está envolvido dentro de uma relação de afeto, uma relação de confiança, onde a vítima (na maioria das vezes, uma mulher) consente porque está sofrendo uma violência patrimonial e psicológica.

Ou seja, no estelionato a representação passa a ser condição específica de procedibilidade e sua ausência inviabilizará o início da Ação Penal por parte do Ministério Público[4], conforme prevê o artigo 24 do Código de Processo Penal[5].

Polícia Federal investiga crimes de estelionato e falsidade ideológica — Polícia Federal.

CNMP define a atribuição do Ministério Público para atuar nos crimes de estelionato - Conselho Nacional do Ministério Público.

É o famoso artigo 171 e ocorre quando o autor tem como objetivo obter vantagens financeiras ilícitas através do prejuízo alheio. Quem pratica esse crime, pode ser condenado a penas que variam entre 1 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Registrar Ocorrência Policial Online

  1. Acessar o Portal. Nessa etapa o cidadão deve acessar o Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública. ...
  2. Selecionar o Estado onde o fato ocorreu. ...
  3. Selecionar a natureza correspondente ao fato que deseja comunicar. ...
  4. Preencher o formulário de comunicação.

Na prática, estelionato é um golpe, e estelionatários são chamados de golpistas que praticam diferentes ações criminosas. Exemplos disso são quando alguém se apropria de um bem alheio e vende como se fosse seu, ou quando alguém frauda um objeto que deveria entregar a outra pessoa.

Segundo o Código Penal, o ato de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento” é um estelionato. Ou seja, o estelionato acontece toda vez que você engana outra pessoa.