Como comprovar entrega de mercadorias?

Perguntado por: scorte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Existem dois documentos que servem para verificar essa questão. O primeiro é a 2ª via do conhecimento de transporte, assinada e datada pelo destinatário. O segundo é o canhoto da nota fiscal, que hoje em dia pode ser inclusive digital, com cópia para a empresa e para o destinatário.

Etapas de elaboração de um Recibo

  1. Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Descreva o recebimento. ...
  3. Valores em números e por extenso. ...
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.

O recibo de compra e venda é o documento mais importante na hora de comprovar o pagamento por um produto ou serviço. O recibo de compra e venda é um documento de suma importância para comprovar um pagamento.

Características e estrutura da declaração
A declaração se estrutura com o nome “DECLARAÇÃO” centralizado no início e topo da página. Em seguida, segue-se direto ao texto, que costuma iniciar-se com a afirmação “Declaramos para os devidos fins” ou “Declaro para os devidos fins”.

O recibo de pagamento é um documento bastante presente na rotina de pessoas jurídicas e pessoas físicas. Trata-se de um documento que comprova que uma pessoa ou empresa recebeu um valor por um serviço prestado ou produto vendido.

No momento da postagem é entregue uma espécie de recibo de postagem e não temos acesso a uma versão digital do mesmo. Por isso, caso deseje ter os comprovantes de postagem dos Correios, é necessário solicitá-lo no ato da postagem.

Para as empresas que atuam no e-commerce, a Lei da Entrega obriga que encaminhem previamente toda a documentação ao consumidor por meio eletrônico, pelos Correios ou por outro meio que seja adequado.

No ato da entrega verifique se o produto está conforme o solicitado no fechamento do seu pedido.

Para fazer um comprovante de entrega impresso, é preciso emitir uma cópia do CT-e ou da nota fiscal e solicitar ao destinatário que assine e date o documento no ato da entrega. Também é recomendável registrar o nome e a função do recebedor caso essas informações não constem originalmente no documento.

(a) [preencher], inscrito(a) no CPF sob o nº [preencher]. Declaro que essa compra de [listar os produtos que eram comprados] era realizada em [inserir a região/localidade em que os produtos eram comprados], com uma periodicidade média de [informar sobre a periodicidade], aproximadamente de [data] a [data].

O Recibo Provisório de Serviços também é conhecido com RPS. Trata-se de um documento que tem como intenção substituir, de forma temporária, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe).

Como fazer um recibo de compra e venda?

  1. Valor pelo qual o veículo está sendo vendido;
  2. Dados do comprador;
  3. Local e data;
  4. Assinatura do comprador em local pré-determinado;
  5. Assinatura do vendedor em local pré-determinado;
  6. Reconhecimento de firma, em cartório, de ambas as partes.

Os tipos de declaração
Seguem abaixo alguns dos tipos de declaração mais utilizados: Declaração de união estável: utilizada para declarar o vínculo entre dois cônjuges. Declaração de imposto de renda: utilizada para declarar imposto de renda aos órgãos governamentais.

Mesmo que não seja obrigada, qualquer pessoa pode enviar a declaração, desde que não conste em outra declaração como dependente.

É um documento que comprove sua atividade comercial. É um documento que comprove que você presta o serviço que alega prestar, vende o produto que alega vender ou tem a loja que alega ter.

Sim, tanto o recibo fiscal quanto a nota fiscal são exemplos válidos de comprovantes de pagamento. Afinal, um comprovante nada mais é do que um documento emitido pelo fornecedor e entregue ao cliente como forma de comprovar o recebimento de dinheiro, em troca do serviço ou produto que foi vendido.

Qual a diferença de recibo e nota fiscal? A diferença entre recibo e nota fiscal é que o primeiro dá quitação de dívida, atestando o pagamento de serviço ou produto; já a nota fiscal comprova também o direito de posse do bem comercializado – e por isso mesmo é a única que vale para transportes.

Para que o recibo de pagamento seja válido, ele precisa ter duas vias e ser assinado por ambas as partes.

Para saber o nome da pessoa que recebeu sua encomenda você pode ir até a agencia dos Correios da sua cidade e pedir ao funcionário a identificação do recebedor.