Como comprovar depressão no trabalho?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Como Comprovar a Depressão? A comprovação é feita por meio de laudos e exames médicos que o segurado apresenta no dia da perícia. Por isso, esses documentos são de vital importância.

O clínico geral, o cardiologista, o ginecologista, o ortopedista ou qualquer outro médico que não seja o psiquiatra também consegue identificar sintomas físicos que podem ser causados não por alguma doença clínica, e sim por depressão.

A demissão do empregado que sofre de depressão poderá ser considerada como dispensa discriminatória quando ficar demonstrado que o funcionário foi demitido em razão de sua condição de saúde.

A depressão no trabalho pode se tornar uma incapacidade permanente ou temporária, que afeta a vida do profissional, e também o desempenho do seu trabalho. Sendo assim, quando um colaborador descobre que possui depressão, o mais sensato a se fazer é informar a empresa sobre a doença.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Fale baixo e sussurre. A vontade de falar e a habilidade em manter conversas também é afetada pela depressão. Quando estiver interpretando, faça parecer que é difícil falar alto e manter um diálogo, faça pausas longas antes de responder e suspire frases como: “Eu não sei de nada.”

Primeiramente, é importante destacar que o laudo pericial é dado pelo médico perito e não pelo médico assistente do paciente.

Para ter esse direito, você precisa estar sem condições de trabalhar por mais de 15 dias. Isso deve ser comprovado através de um atestado médico. Além disso, você precisará passar por uma perícia com um médico do INSS.

Sim! A depressão gera direito ao afastamento, todavia, cada caso deve ser analisado individualmente. Isso porque é necessário entender qual o quadro clínico do trabalhador para que seja comprovado a incapacidade de exercer as atividades laborais.

De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

A Ibope Pesquisa de Mídia Ltda deve indenizar em R$ 35 mil um trabalhador despedido sem justa causa enquanto tratava depressão grave. O empregado também deve ser reintegrado ao serviço, já que sua dispensa foi considerada discriminatória.

Em longo prazo, sem dúvidas, quadros de depressão não tratados podem resultar no afastamento das atividades, elevando o absenteísmo nas empresas, ou até mesmo em demissão, já que a baixa produtividade e o desinteresse pela rotina podem afetar a avaliação da empresa sobre o funcionário.

O afastamento do trabalho por questões psicológicas pode ser explicado pela presença de ambientes com pouco apoio social, às excessivas demandas e cobranças, recompensas inadequadas e comprometimento excessivo dos trabalhadores.

É importante comunicar o que é importante para você, não apenas o que está acontecendo com você. Também é necessário falar sobre sua saúde de forma mais detalhada: descrevendo os seus sintomas, o que você notou de diferente e a frequência desses problemas.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga. Caso a pessoa apresente pelo menos dois desses sintomas por 14 dias, é sinal de que algo não vai bem.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Disfarçando a depressão no trabalho. Concentre-se no trabalho e tente não pensar na depressão. Um dos sinais de depressão é justamente a dificuldade de concentração, principalmente em tarefas ou processos relacionados a trabalho. Ainda assim, dedicar-se à carreira pode ajudá-lo a esconder os sentimentos negativos.

A pessoa depressiva não tem disposição para realizar tarefas corriqueiras, como cuidar da casa e da higiene pessoal, iniciar atividades novas e se socializar. Da mesma forma, ela não tem motivação para fazer algo diferente do habitual.

Além disso, deve informar ainda a medicação que foi prescrita, e finalmente a necessidade de afastamento do trabalho e por quanto tempo. Se você estiver com alguma doença emocional, depressão, por exemplo, não vá a perícia muito bem arrumado(a) e ou perfumado(a).